Quarta-Feira, 22 de Novembro de 2017 |

Mudanças na Casa da Criança Alvorada garantem continuidade do projeto

Ao comemorar quatro décadas de trabalho junto à comunidade alvoradense,

Por Redação em 05 de Outubro de 2012

"Mudanças na Casa da Criança Alvorada garantem continuidade do projeto" (Foto: Divulgação)


Ao comemorar quatro décadas de trabalho junto à comunidade alvoradense, a Casa da Criança Alvorada se apresenta de uma nova forma, mais educativa e completa para os 235 jovens e crianças ali atendidos.
Criada em 16 de setembro de 1972 na Vila Caxambu, pretendia atender a necessidade das mães que precisavam trabalhar, mas não tinham onde deixar seus filhos. Com o passar dos anos a demanda da comunidade foi aumentando, assim como também o espaço físico e o número de atendimentos.
Contudo, na última década a instituição passou por dificuldades financeiras devido ao aumento dos atendimentos e a baixa dos recursos para a manutenção do projeto. Em 2009, por determinação da mantenedora Comunidade Evangélica Porto Alegre, o Centro de Ensino Médio Pastor Dohms assumiu a administração da Casa e implantou uma Unidade de Ensino junto com o Projeto Social, com o objetivo de garantir a continuidade do trabalho.
Assim, sob a direção de Serlene Waiandt Weber, em 2010 foi implatado o projeto misto, sendo que os dois passaram a ocupar um mesmo espaço físico, algumas vezes atendendo um mesmo público, em horários alternados.
As crianças e adolescentes que participam das atividades da Casa da Criança Alvorada, no turno inverso do turno escolar, tem oficinas de esportes, informática, culinária, artesanato... conforme as demandas e horários para realizarem as tarefas de casa do turno escolar.
A Unidade de Ensino Alvorada do Pastor Dohms oferece Educação Infantil e Ensino Fundamental. Os alunos ingressam com três anos completos até 31 março na Educação Infantil, e vão acompanhando as turmas conforme a idade.
Todas as turmas tem aulas de música e ensino religioso e no Ensino Fundamental aulas de educação física. No turno inverso é disponibilizada a biblioteca para a realização dos trabalhos escolares com acompanhamento de um monitor.
Hoje o Pastor Dohms possui 235 alunos e a Casa da Criança Alvorada atende 130 crianças e adolescentes, sendo que todos eles passam o dia no ambiente, onde recebem café da manhã, almoço e lanche.

COMENTÁRIOS ( )