Sexta-Feira, 15 de Dezembro de 2017 |

Orquestra de Câmara da Ulbra se apresenta para alunos da rede municipal

Projeto Concertos Didáticos aconteceu na Igreja São José Operário

Por Redação em 15 de Setembro de 2017

"Cerca de 350 crianças da rede pública de ensino participaram da atividade" (Foto: Matheus Pfluck)


A Secretaria de Educação (SMED), em parceria com a orquestra de câmara da Ulbra e do Ministério da Cultura, realizou nesta quarta-feira, 13/09, o projeto “Concertos Didáticos”. A atividade, realizada na Igreja São José Operário, foi destinada para alunos do 4º ano de doze escolas da rede municipal de ensino. Na abertura do evento, o projeto “Jovens Talentos”, das escolas Podalírio Inácio de Barcellos e Campos Verdes, realizaram uma apresentação de música e dança.

O programa “Concertos Didáticos” tem como objetivo realizar apresentações didáticas de música orquestral e trabalhar na formação cultural da plateia através da escuta e da vivência com o gênero. Além disso, os professores também receberam uma formação diferenciada na segunda-feira, 11/09, com representantes da própria orquestra de câmara da Ulbra.

Segundo a professora do setor pedagógico da SMED, Claudia Dalpias, o projeto “Concertos Didáticos” se apresenta em escolas de todo o Rio Grande do Sul e está é a terceira vez que eles se fazem presentes em Alvorada. Como a faixa etária deste espetáculo é de oito a doze anos, foram convidados cerca de 350 alunos do 4º ano de doze escolas da rede municipal para prestigiarem a apresentação.

“É um projeto extremamente importante, pois tem como objetivo aproximar a música de orquestra, que é diferente do dia a dia de uma criança. Assim eles acabam conhecendo mais sobre as diferenças entre uma orquestra sinfônica e uma de câmara, além de serem apresentados para outros instrumentos. É uma apresentação bem conversada, aonde o maestro apresenta tudo para as crianças”, finaliza Claudia.

COMENTÁRIOS ( )