Quinta-Feira, 21 de Janeiro de 2021 |

Período de matrículas na Rede Estadual para 2021 começaram essa semana

O resultado será divulgado a partir de 28 de fevereiro de 2021, no site da SEDUC e nas escolas

Por Redação em 18 de Dezembro de 2020

"A solicitação de pré-matrícula poderá ser feita de forma on-line ou nas escolas" (Foto: Arquivo A Semana)


Teve início na terça-feira, 15/12, o período de pré-matrícula na rede estadual de ensino para o ano letivo de 2021. O calendário do processo de chamada pública escolar prevê, também, rematrícula, transferência, efetivação da matrícula e inscrição em curso técnico subsequente ou concomitante e aproveitamento de estudos do curso normal. O processo foi desenvolvido pela Secretaria de Educação (SEDUC).

As solicitações de pré-matrícula, de inscrição em curso técnico e aproveitamento de estudos do curso normal, de rematrícula e de transferência serão realizadas on-line, no site da SEDUC. A efetivação da matrícula deverá ser realizada por aqueles que fizeram pré-matrícula ou pediram transferência, de modo presencial, na unidade escolar onde o estudante obteve a vaga.

Pré-matrícula

A solicitação de pré-matrícula poderá ser feita de forma on-line ou nas escolas. Para ingresso no 1° ano do ensino fundamental, a criança deverá ter idade mínima de seis anos completos até o dia 31 de março de 2021. Devem fazer a pré-matrícula pessoas que não tenham frequentado a rede estadual de ensino em 2020 e pretendam cursar o ensino fundamental ou o ensino médio em escolas estaduais no próximo ano. A pré-matrícula deverá ser realizada de 15 de dezembro de 2020 a 03 de janeiro de 2021.

No momento da pré-matrícula, o responsável pelo estudante ou o aluno podem preencher até três opções de escolas, por ordem de preferência. É preciso selecionar o tipo de ensino, a série, o turno de interesse e informar se tem ou não algum irmão matriculado na instituição pleiteada. O resultado da pré-matrícula será enviado por e-mail e estará disponível no site da SEDUC. Depois, a vaga precisará ser confirmada com a efetivação da matrícula, presencialmente, na unidade escolar onde a vaga foi obtida.

Rematrícula

Aqueles que já estudaram na rede estadual de ensino em 2020 e não estão inseridos na busca ativa terão a rematrícula realizada automaticamente. Ao contrário dos anos anteriores, quando o critério era a frequência do aluno em 75% das aulas ou mais, neste ano o critério será a participação ou não nas atividades propostas pelo professor ao longo de 2020. Para esses, a rematrícula deverá ser realizada on-line de 21 de dezembro de 2020 a 20 de janeiro de 2021.

Para o estudante que estiver em busca ativa – ou seja, não estiver participando das atividades –, a rematrícula deverá ser confirmada presencialmente na escola pelo responsável pelo aluno menor de 18 anos. estudantes maiores de 18 anos que estiverem em busca ativa serão considerados matrículas novas.

Transferência

A solicitação de transferência deve ser feita para alunos que já estudam na rede estadual de ensino. O pedido é realizado de forma on-line. A prioridade se dará por proximidade da residência do estudante com a instituição de ensino, combinada com o critério da menor idade, salvo quando o aluno tiver irmãos que frequentam a escola pretendida. A solicitação de transferência deverá ser realizada de 18 a 31 de janeiro de 2021.

No momento da solicitação de transferência, o responsável ou o aluno podem preencher até três opções de unidades escolares, por ordem de preferência. É preciso selecionar o tipo de ensino, a série, o turno de interesse e informar se possui ou não algum irmão matriculado na instituição de ensino pleiteada. Depois, a vaga precisará ser confirmada com a efetivação da matrícula na unidade escolar onde a vaga foi obtida.

COMENTÁRIOS ( )