Por Redação em 24 de Março de 2023
"Para acessar o canal é só buscar ‘A Cor da Voz’ nas principais plataformas de áudio" (Foto: Divulgação)
Entre os dias 20 e 24 de março, a cidade de Buenos Aires sedia a VIII edição do evento que contará com a participação de pesquisadores internacionais. Entre os convidados está Tainã Rosa, produtora cultural e professora da cidade de Alvorada.
Em constante movimento para a construção e manutenção de uma educação antirracista e afroafirmativa, a produtora cultural e mestre em Literatura Tainã Rosa integra diversos projetos e parcerias com instituições de ensino brasileiras, entre elas a Universidade Federal do Piauí com o projeto Pretoteca. O projeto de extensão do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Letras da UFPI, coordenado pelo professor Alcione Corrêa, visa incentivar a leitura de obras de autorias negras através de encontros literários denominados “Círculos de Leituras” em espaços públicos, como bibliotecas e feiras literárias.
A apresentação do projeto Pretoteca, na VIII edição do Fórum Mundial de Direitos Humanos, ocorreu no dia 21 de março, em Buenos Aires. A ação coordenada pela professora Tainã Rosa ao lado do professor Alcione Corrêa contou com a performance de autoras negras brasileiras, uruguaias e argentinas, entre elas Tainã Rosa, que compartilha sua experiência também como autora literária.
Buscando ampliar a discussão sobre o direito à identidade através da literatura fomentada pelo projeto Pretoteca, a ação no FMDH foi gravada e integrará o Podcast ‘A Cor da Voz’ como episódio 2 da temporada 10 do canal – a ser estreada em abril e que terá como tema central os Direitos Humanos. O podcast ‘A Cor da Voz’, que teve seu início em 2020, é um dos principais projetos realizados pela produtora cultural e é responsável pela doação de mais de mil livros sobre ciências negras para as escolas públicas da rede municipal de Alvorada.
O episódio referente às atividades do Pretoteca no Fórum Mundial da UNESCO, irá ao ar entre abril e maio de 2023, bem como com os demais episódios da temporada 10 que abordarão temas como: o que é ser humano, identidade negra, identidade indígena e oportunidades dentro de uma existência racializada. Para acessar o canal é só buscar ‘A Cor da Voz’ nas principais plataformas de áudio.