Sexta-Feira, 19 de Janeiro de 2018 |

Programa de educação tributária nas escolas da rede municipal de ensino deve ter início a partir deste ano

Iniciativa da Secretaria da Fazenda deve beneficiar as escolas da rede municipal de ensino

Por Redação em 05 de Janeiro de 2018

"Projeto foi apresentado pelo secretário Marcelo Machado e aprovado pelos vereadores" (Foto: Arquivo A Semana)


A importância de se trabalhar a educação tributária nas escolas. É com essa premissa que as escolas da rede municipal de ensino pretendem auxiliar na implantação do programa, desenvolvido pela Secretaria da Fazenda (SMF), em suas instituições. A iniciativa visa promover o ensino sobre a importância do pagamento de impostos desde a infância.

Segundo Lucille Soares, vice-diretora da Escola Elisardo Duarte Neto, no Bairro Stella Maris, essa iniciativa da SMF é essencial para que os alunos aprendam cedo seus deveres enquanto cidadãos na sociedade, e o pagamento de tributos, como IPTU, IPVA, entre outros. “Entender como e onde estes recursos são aplicados, como se calculam essas taxas, para também poderem, futuramente, exercer seus direitos e cobrar de seus governantes sobre a aplicação destes recursos”, salienta Lucille.

Em entrevista com o secretário da SMF, Marcelo Machado, foi explicado que a ideia do projeto é trabalhar diretamente com quem está na escola, para poder corrigir problemas como a falta de pagamento por desconhecimento sobre o que é feito com o recurso. “Isso nos ajuda a trabalhar com as crianças e conscientizar os jovens alvoradenses sobre a importância de se pagar os impostos”, justifica o titular da pasta.

Até o momento ainda não definido o cronograma e nem o formato em como essas aulas serão ministradas. A ideia é que a SMF, em parceria com a Secretaria de Educação (SMED), inicie as atividades junto ao começo do ano letivo de 2018, fazendo com que seja desenvolvida uma programação de formações em cada uma das escolas do município.

O secretário Machado salienta que a ideia é conscientizar desde as crianças sobre a importância de manter os impostos em dia. “Serão palestras, explicando para que serve o IPTU, o ISS e falando sobre o que é importante e o que é feito com o imposto pago. Apresentando que este recurso oriundo dos impostos são importantes para o andamento da cidade”, finaliza o titular da pasta.

COMENTÁRIOS ( )