Terça-Feira, 20 de Fevereiro de 2018 |

Secretaria de Educação apresenta uniformes e kits escolares para 2018

Além disso, foram adquiridos também materiais escolares para serem distribuídos na rede municipal

Por Redação em 02 de Fevereiro de 2018

"Kits de materiais e uniformes serão distribuídos no início do ano letivo para os alunos da rede" (Foto: Divulgação)


Foi anunciado nesta quarta-feira, 31/01, que a Secretaria de Educação (SMED), irá distribuir, de forma gratuita, os kits de uniforme e material escolar para o ano letivo de 2018. Ao todo, serão cerca de 18 mil alunos da rede municipal de ensino que serão beneficiados neste ano. O valor investido pela Prefeitura na compra, tanto dos uniformes como também dos materiais escolares, ainda não foi divulgado.

Os uniformes são compostos por calça, jaqueta, camiseta de mangas curta e longa, tênis e meia. Já o kit de material escolar é dividido conforme a faixa etária e série em que o estudante está cursando. Contudo, alguns dos itens presentes no kit são cadernos, mochila, estojo, régua, giz de cera, canetas, marcador de texto, apontado, borracha, massa de modelar, cola, lápis de colorir, entre outros materiais.

Esses kits de material escolar variam conforme o grau de escolaridade, atendendo assim a necessidade de cada um dos alunos. Ao todo, serão seis kits diferentes. São eles: educação infantil, 1° e 2° ano, 3° anos, 4° e 5° ano, 6° ao 9° ano e para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Segundo o material divulgado pela Prefeitura, esses materiais escolares serão distribuídos no primeiro dia do ano letivo, que tem início no dia 26 de fevereiro.

Conforme a secretária da SMED, Neuza Machado, esse material já será encaminhado para as escolas da rede municipal na próxima semana, para que a organização das instituições possa começar. “Não serão todos os materiais entregues neste primeiro momento, pois não tem necessidade do aluno ter vários cadernos grandes desses. Por isso a escola vai fazer esse gerenciamento dos materiais. Cada aluno tem seu kit, mas deixaremos guardados nas instituições de ensino”, salienta a titular da pasta.

Já os uniformes devem ser distribuídos no decorrer de todo o primeiro mês da volta às aulas. Segundo a SMED, isso deve acontecer porque é necessário dividir os uniformes por tamanhos e encaminhar para as instituições de ensino do município as quantidades corretas para cada aluno. Atualmente, os uniformes estão na Secretaria, faltando apenas as jaquetas e os calçados, que já foram adquiridos e devem chegar ao momento em que a distribuição começar.

A titular da pasta ressaltou também os motivos que fizeram com que a atual administração optasse pela distribuição gratuita das vestimentas que serão utilizados pelos estudantes. “Os uniformes servem para padronizar os alunos na instituição, sem deixar ninguém constrangido ou preocupado pela sua questão social e financeira. Além disso, essa ação também prima pela segurança dos alunos, que estão identificados. Todos estarão padronizados e nós queremos atuar com a obrigatoriedade do uso do uniforme”, explica Neuza.

A secretária de Educação justifica ainda que, por mais que os alunos e as escolas da rede estadual de ensino tenham gostado dos kits e estejam solicitando, a SMED só vai fazer a distribuição para as escolas que são de sua responsabilidade. “Todos esses uniformes e kits escolares são para as escolas municipais e não para a rede estadual. As pessoas me associam muito ainda por causa do meu trabalha no Salgado Filho, mas agora represento o Município e esses materiais são para as escolas da cidade e não do Estado”, finaliza a titular da pasta.

COMENTÁRIOS ( )