Tera-Feira, 22 de Setembro de 2020 |

FGFS confirma data de início para a Série Ouro deste ano e apresenta novo regulamento

Alvorada estará representada na competição pela Rabelo

Por Redação em 11 de Setembro de 2020

"A decisão da retomada do torneio ocorreu na última semana, em videoconferência da FGFS" (Foto: Divulgação)


Na última semana, em reunião virtual com os 10 clubes confirmados na disputa, a Federação Gaúcha de Futebol de Salão (FGFS) definiu os detalhes finais da Série Ouro. Após longos meses de muitas conversas com os clubes, articulações com órgãos sanitários, reuniões com secretários e agentes do poder público, a entidade chegou as definições finais para o início da 64ª edição da competição.

Adotando sempre uma postura de muita cautela, a FGFS construiu, junto aos clubes, o cenário ideal para concretizar a realização da competição. Após algumas rodadas de conversas e apresentação de modelos, chegou ao molde ideal de campeonato: atendendo os clubes que vivem momentos de instabilidade econômica com um campeonato atrativo e de baixo custo, além de otimizar o calendário.

O modelo projetado conta com dois grupos de cinco clubes. Já a realização dos jogos será em formato de rodadas sediadas que funcionarão da seguinte forma: Com a tabela de jogos composta em turno único, os quatro jogos de cada uma das cinco rodadas da 1ª fase, acontecem em uma determinada sede. Em cada rodada, um clube de cada grupo folga. Os componentes de cada grupo jogam entre si, todos contra todos.

Após a realização dos 20 jogos da 1ª fase, divididos nas 5 rodadas sediadas, os dois melhores classificados em cada grupo avançam para a fase semifinal. Os detalhes dos playoffs serão definidos em consenso com os quatro semifinalistas. A data da 1ª rodada ficou definida para o dia 27 de setembro. Já a última rodada da 1ª fase acontece no dia 1º de novembro.

O modelo contempla valores mais acessíveis de arbitragem, segurança, ambulância e transmissão dos jogos, equilibrando a balança de gastos dos clubes que ainda terão investimento com os testes de Covid-19, conforme previsto no protocolo de retomada das atividades da FGFS apresentado à Secretaria de Esportes e ao Gabinete de Crise do Governo do Estado.

Projeções da Rabelo

Em entrevista, o presidente Celso Rovani confirmou a presença da Rabelo na competição desta temporada. “Nós vamos participar. Acabamos de confirmar. A gente estava sem Ginásio e não tínhamos confirmado, mas o prefeito foi acessível e concedeu o espaço para treinamentos e partidas na nossa cidade. Os nossos treinamentos já começaram”, salienta o gestor.

Ele confirma que os treinos serão no Ginásio. Já os primeiros jogos serão em Bento Gonçalves e depois em Venâncio Aires. O resto não foi definido. “A gente se esforçou para participar e ainda estamos precisando de ajuda com a viagem e a despesa. O nosso grupo é bom e não queremos ser apenas um participante. Estamos nos preparando para isso e nossa expectativa é alta”, pondera o presidente Celso Rovani.

COMENTÁRIOS ( )