Quarta-Feira, 21 de Abril de 2021 |

FGFS e Liga Gaúcha anunciam unificação para a organização do Gaúchão de Futsal

Competição unirá todos os clubes do estado em um único campeonato

Por Redação em 01 de Abril de 2021

"A diretoria trabalha na formação do elenco que disputará a temporada 2021" (Foto: Arquivo A Semana)


Em 2019, após problemas burocráticos e judiciais, a Federação Gaúcha de Futsal (FGFS) e a Liga Gaúcha se dividiram. Com isso, o Rio Grande do Sul contou com duas competições equivalentes a divisão principal da categoria: Série Ouro e Liga Gaúcha. Clubes como ACBF e Atlântico permaneceram na Liga, enquanto a ASSOEVA disputou a Série Ouro. A mudança ainda fez com que a Rabelo subisse da Bronze para a Ouro.

Contudo, dois anos depois, parece que haverá mudanças. Isso porque, tanto a FGFS quanto a Liga anunciaram em suas redes sociais a unificação das competições para a organização do Gaúchão de Futsal. Segundo o que já foi anunciado, serão 27 equipes divididas em três grupos de nove participantes cada. Ainda não existe a previsão do sorteio, mas as equipes já foram anunciadas.

Clubes participantes

Jogarão o campeonato a ASSOEVA, ACBF, Atlântico, Passo Fundo Futsal, BGF, Guarany de Espumoso, SER Canoense, AFUCS, AES, AMF, Guarani de Frederico Westphalen, Lagoa Futsal, SER Itaqui, Horizontina, Brasil Futsal, Rabelo, Paulista, ALAF, SASE, UFSM, Santa Cruz Futsal, Uruguaianense, São José, SERCESA, Atlético Vacaria Futsal, Cometa/Rodeio e Rio Grande.

Os clubes serão divididos em potes e ACBF, Atlântico e ASSOEVA serão as cabeças de chave. Se confirmar 27 equipes, a tendência é pela divisão de três grupos. Cada equipe, na primeira fase, teria 16 jogos. Destes seriam oito em casa e oito fora. Com isso, passarão os cinco primeiros colocados de cada grupo e o time que for o melhor sexto colocado dos três para as oitavas de final.

Perspectivas da Rabelo

A reportagem do Jornal A Semana conversou com o presidente da Rabelo, Celso Rovani, que explicou o planejamento do clube para a temporada. “Nós devemos nos reunir essa semana para definir como vamos tocar a Rabelo na temporada. A gente quer participar do Gaúchão e achamos muito importante essa competição que vai abranger todo o estado. Nós não queremos só participar, mas sim conquistar algo”, salienta o gestor.

Questionado sobre o elenco para este ano, o presidente afirmou que a diretoria já está trabalhando na contratação de reforços. “Estamos trabalhando na formação de um bom elenco. A gente já está conversando com alguns nomes novos e outros experientes e com passagens pela Rabelo. Nós ainda não anunciamos nada ainda porque estamos aguardando os protocolos de treinamento”, finaliza Rovani.

COMENTÁRIOS ( )