Quinta-Feira, 21 de Janeiro de 2021 |

Obras envolvendo o campo do São Caetano e o Ginásio Djalma Neves seguem sem previsão de início

Segundo a Prefeitura, existem pendências junto ao Governo Federal e a Caixa

Por Redação em 04 de Dezembro de 2020

"Os dois investimentos contemplarão o Bairro Nova Americana, que é onde ficam os empreendimentos" (Foto: Guilherme Wunder)


No decorrer do ano, o Jornal A Semana noticiou a vinda de investimentos para a área de esporte da cidade. Pelo menos dois desses investimentos devem contemplar o Bairro Americana. Isso porque existem emendas parlamentares para modernizar o Ginásio Djalma Neves e o campo do São Caetano. Ambos os espaços ficam lado a lado entre as ruas Gaspar Martins e Vasco da Gama.

Quando essas obras viraram notícia, havia prazos apresentados. As obras do Ginásio deveriam começar entre julho e agosto – quando o contrato foi assinado – e ser concluída em quatro meses. Já o campo do São Caetano deveria começar em julho e ser finalizado e entregue para a comunidade em novembro. Contudo, já estamos em dezembro e as obras dos dois espaços sequer começaram.

O parecer da comunidade

Carlos de Oliveira mora há mais de 15 anos na Rua Vasco da Gama, em frente ao campo do São Caetano. Ele fala da importância da obra. “Seria muito melhor. Sem falar que a drenagem ajudaria muito. A gente sofre com os alagamentos e o campo fica encharcado. Estamos sofrendo com esses problemas e seria importante se reformassem. Até teve um movimento há alguns meses, mas nunca mais vieram”, enfatiza.

Já Adriana da Silva não mora no bairro, mas acompanha seu filho que faz parte de uma escolinha de futebol que treina no campo. “É importante melhorar esse espaço. Também é preciso investir em segurança. Hoje em dia o campo nem é cercado mais. Desde o ano passado que venho aqui e é preciso investir mais no esporte, que é o responsável por tirar as crianças das ruas”, desabafa.

O time que mais joga no campo é o Bonsucesso, que também utiliza o Ginásio devido a falta de vestiário. “É geral o descontentamento dos moradores próximo ao campo. O fato de usar a rua como vestiários, pois na ocasião da construção do ginásio, foi destruído nossos vestiários e banheiros, com a promessa de reconstruir mais adiante e até hoje estamos aguardando a reconstrução”, confessa o diretor do clube, Ciro Mello.

Respostas do Executivo

Sobre o campo do São Caetano, a Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) explicou que o contrato foi assinado em novembro do ano passado e o projeto enviado em agosto deste ano. Depois disso, houve a solicitação de complementação feita pela Caixa Econômica Federal. Atualmente o departamento de engenharia trabalha nesse processo. O prazo de entrega dos documentos é junho de 2021.

Já o Ginásio Djalma Neves teve os documentos entregues em agosto deste ano, mas a Caixa solicitou o reajuste das planilhas da empresa vencedora. As complementações foram enviadas no dia 16 de novembro e aguardam a análise do Governo Federal e a liberação dos recursos. Assim que isso acontecer, será dada a ordem de início da modernização do espaço, que será concluída em 120 dias.

COMENTÁRIOS ( )