Quarta-Feira, 21 de Abril de 2021 |

Prefeitura confirma a realização do Campeonato Municipal de Futsal

Expectativa é que torneio inicie durante o mês de abril

Por Redação em 19 de Março de 2021

"O atual campeão do Campeonato Municipal de Futsal é o Borges Futsal, que venceu o Borrachos na decisão de 2019" (Foto: Arquivo A Semana)


No ano passado, devido a pandemia do coronavírus, o Campeonato Municipal de Futsal acabou não ocorrendo. Contudo, segundo o secretário de Cultura, Esporte e Juventude (SMCEJ), Jefferson Teixeira, o torneio será realizado em 2021 e inclusive já tem previsão de início. A expectativa dos organizadores é que o torneio – com alterações na sua fórmula – tenha início em abril.

Teixeira explica que serão 16 times por divisão no masculino (séries Ouro, Prata, Bronze e Divisão de Acesso) e 14 equipes no feminino. As partidas do masculino devem ocorrer de segunda a sexta-feira, enquanto o feminino será nos domingos. Devido aos decretos impostos pela pandemia, o Ginásio Tancredo Neves estará fechado para o público, mas as partidas serão transmitidas pelas redes sociais da Prefeitura.

Contudo, por mais que a previsão seja abril, a administração municipal ainda não anunciou oficialmente devido aos regramentos do distanciamento controlado e os decretos do Estado e da Prefeitura. “Nós estamos aguardando os decretos do Governo do Estado e da Prefeitura para iniciar o planejamento e nos reunirmos junto aos clubes”, finaliza o titular da pasta.

Borges Futsal

O Borges Futsal já existe há três anos e sete meses. Nesse curto período já conquistou diversos títulos, sendo os atuais campeões da Série Ouro e da Copa Pratic. Contudo, o presidente do clube, Jarlei Borges, falou de as dificuldades manter a equipe durante a pandemia do coronavírus. Isso porque os atletas não conseguiram se reunir durante o ano para manter o ritmo de treinamento.

Entretanto, o presidente ainda vê com receio o retorno da modalidade, por mais que deseje conquistar o bicampeonato. “Acredito que primeiramente temos de ter a segurança das vacinas e termos a imunização de todos para não termos riscos de contágio. Após isso o futsal anseia a volta de grandes competições, e com certeza o Borges estará em todas possíveis”, enfatiza Borges.

Borrachos

A equipe foi fundada em 2015 e celebrou no mês de novembro os seus cinco anos de existência. Em 2019 fez um grande ano, tendo sido vice-campeão da Série Ouro e vice-campeão da Copa Martello. Para este ano estava no planejamento também jogar competições em Cachoeirinha, Canoas e Novo Hamburgo – o clube começou o ano de 2020 vencendo um torneio de Viamão.

Para o presidente Rodrigo Ilha também existe o dilema. Isso porque, por mais que jogar uma competição seja importante, existem muitas dificuldades na saúde. “Pela nossa realidade hoje, acredito que este ano os recursos serão para a saúde e não para o esporte. Então acredito que não será realizado novamente, mas se ocorrer vamos sim jogar e na expectativa de repetir o ano de 2019, nosso melhor ano”, conclui o gestor.

COMENTÁRIOS ( )