Quarta-Feira, 21 de Abril de 2021 |

Prefeitura confirma a realização do Torneio 1º de Maio com mudanças no regulamento

Devido a pandemia do coronavírus, competição será realizada no decorrer do mês e não somente em um dia

Por Redação em 26 de Março de 2021

"A última edição do torneio ocorreu em 2019, pois no ano passado a competição foi cancelada devido a pandemia" (Foto: Arquivo A Semana)


Na última semana, o Jornal A Semana confirmou a realização do Campeonato Municipal de Futsal, que não havia sido realizado no ano passado devido a pandemia do coronavírus. Essa semana, a Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude (SMCEJ) também confirmou a realização do Torneio 1º de Maio, que reúne os times de futebol de campo do município.

Contudo, o torneio terá uma mudança. Ao invés de ser realizado somente no feriado do Dia do Trabalhador, a competição se estenderá durante o mês. “A ideia é que a competição é começar no feriado e a final ser no último final de semana de maio. Assim a gente acredita que vai conseguir diminuir o fluxo de pessoas no entorno do campo”, explica o secretário da SMCEJ, Jeferson Teixeira.

A opinião dos clubes

Em entrevista, o presidente do Arecuja, César Xavier, falou da tradição desse torneio e da tristeza dele não ter sido realizado em 2020. Por isso, o alvoradense afirmou que pretende disputar a competição neste ano. Contudo, ele está aguardando as questões de segurança sobre a pandemia. Caso o campeonato e a participação sejam confirmados, a ideia é ser campeão.

O presidente também falou da relevância do torneio. “Ele faz parte da vida esportiva de Alvorada. São alegria e festa com as comunidades unidas pelo seu bairro coisa rara nessa cidade e o futebol faz isso nos torna mais próximos e eleva nossa autoestima de alvoradense. Porém se não der para ser em maio em razão da pandemia, que ocorra mais na frente pois precisamos ter certeza de que ficaremos todos bem”, conclui Xavier.

Já no Bonsucesso, o presidente Luiz Eugênio conta que foi difícil ver o cancelamento do campeonato em 2020, pois os clubes de futebol amador da cidade estão acostumados a disputa-lo e existe inclusive o planejamento para isso. Por causa disso, o gestor já confirmou que, caso o torneio realmente seja realizado, a equipe irá participar e manter a tradição.

Além disso, ele explica que todos os atletas estão ansiosos para que o clube retome suas atividades assim que os poderes constituídos autorizarem. “Esse torneio faz parte da história dos clubes de Alvorada. Nas resenhas e nos currículos dos atletas. Só quem já jogou o Torneio 1º de Maio tem as histórias para contas e todos se orgulham muito disso”, finaliza Luiz Eugênio.

Quem também falou sobre a competição foi o presidente do Real Academia, Fernando Barbosa. Ele explicou que é de suma importância para o futebol alvoradense que o Torneio 1º de Maio aconteça. Isso porque esse é o torneio que abre a temporada e é usado como o estopim para mobilizar as equipes na organização e na mobilização para a disputa da temporada.

Por isso, o presidente vê a realização do torneio com bons olhos. “O futebol precisa de autoestima e mobilização. Hoje os clubes precisam de motivação e ter a realização do Torneio 1º de Maio acaba mobilizando as equipes para o ano inteiro. O que vemos agora são clubes desmotivados e sem mobilização. Essa competição vem para mudar isso”, encerra Barbosa.

COMENTÁRIOS ( )