Por Redação em 26 de Maio de 2023
"A audiência pública ocorreu na sede social da ACIAL" (Foto: Divulgação)
A Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado da Assembleia Legislativa promoveu na noite de quinta-feira, 18/05, uma audiência pública para tratar das obras de duplicação do Caminho do Meio e da Frederico Dihl. Entre os encaminhamentos estava a criação de uma comissão de lideranças de Alvorada, Viamão e Porto Alegre para a realização de audiências com o Governo do Estado e com os prefeitos, além da mobilização para votação no Plano Plurianual Participativo.
A reunião, que ocorreu na Associação Comercial e Industrial de Alvorada (ACIAL), contou com a presença da deputada estadual Stela Farias (PT), dos vereadores Leandro Tur (PT), Giovana Thiago (PT), Júlio Bala (MDB), Alex Boscaini (PT), Eda Regina (PDT) e Fátima Maria (PT); além de outras lideranças dos municípios, como o ex-prefeito Sergio Bertoldi (PT) e o presidente do diretório municipal do União Brasil, Edson Borba. Representando a ACIAL estava Maurício Cardoso.
Segundo a deputada estadual, a retomada destes projetos é uma prioridade de seu mandato devido a importância que ela tem para Alvorada, Viamão e Porto Alegre. “Vamos tratar da articulação que já está em andamento junto ao governo Lula, para incluir a duplicação entre as obras prioritárias do governo federal no Estado, uma vez que ela havia sido incluída no PAC Mobilidade, em 2013, durante o governo da presidenta Dilma Rousseff”, explica Stela.
Durante sua explanação, a parlamentar explicou que esteve em Brasília para falar com a secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, para tratar da inclusão do projeto entre as obras prioritárias do Governo Federal. Contudo, para isso, é necessário que a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (METROPLAN) desenvolva o projeto executivo destas obras para que, quando o PAC seja lançado, seja possível captar recursos para esta obra.
Agora a expectativa é de se conseguir alcançar os trâmites legais para conquistar o recurso. “Existe sim a possibilidade real de efetivar essa obra. É necessário ter o projeto executivo pronto e hoje nós temos apenas o projeto de concepção. Nós já passamos essa informação para a METROPLAN e o que sabemos é que o Estado já está licitando o projeto. Com o projeto em licitação, assim que abrir o novo PAC, nós temos uma chance muito grande de garantir a obra no orçamento”, finaliza a deputada.