Domingo, 27 de Novembro de 2022 |

Desfile de 20 de setembro reúne centenas de pessoas na Avenida Pátria

Atividade marcou o último dia de programação dos festejos farroupilha

Por Redação em 23 de Setembro de 2022

"O desfile aconteceu pela primeira vez em um novo local e teve início com a chegada da chama crioula no palco do desfile" (Foto: Eduardo Porto)


A Subcoordenadoria da 1ª Região Tradicionalista de Alvorada promoveu na manhã de terça-feira, 20 de setembro, o desfile temático que marcou o último dia dos festejos farroupilha no município. Centenas de pessoas foram até a Avenida Pátria, no Bairro Formoza, para acompanhar esta que foi a primeira edição do evento neste local. Centros de Tradição Gaúcha (CTG) e a campeira estiveram presentes no ato.

O parecer do público

Quem estava presente se sentiu satisfeito com a retomada. Isso porque nos últimos anos o desfile não ocorreu. Voltar a realiza-lo foi motivo de alegria para Charles Vieira. “Isso é uma grande benção. Infelizmente tivemos a pandemia e o recesso, mas hoje ele volta bonito e emocionando a gente. Estamos satisfeito em ver a população toda reunida novamente e prestigiando os nossos antepassados”, conta o tradicionalista.

Segundo o alvoradense, a mudança de local – saída da parada 48 para a Avenida Pátria – é vista com bons olhos por quem participa das atividades. “Eles fizeram essa mudança para que viessem realmente aqueles que prestigiam e gostam do tradicionalismo e desta parte cultural. Isso evita a presença de pessoas que não cultivam e nem cultuam a nossa tradição”, finaliza Vieira.

Quem mora na região também se sentiu satisfeita com ficar mais próxima do desfile. É o caso de Fátima Ramos, que reside no bairro. “Para mim está ótimo. Excelente. Eu sempre gostei de desfile e meu filho é patrão de CTG, então sempre acompanhei. Estou gostando. Sei que é o primeiro ano e tem bastante coisa para mudar, mas está muito bonito”, encerra a aposentada.

Encerramento dos festejos

Na parte da noite, houve a extinção da chama crioula e o baile de encerramento – grupo Charla Pampeana. Em seu pronunciamento, o subcoordenador Jair Martins ressaltou o belo acampamento e o público acima das expectativas. “Encerramos os nossos festejos farroupilha com honra e realizamos um belo acampamento. A chama já fez o serviço dela e podemos extinguir ela”, clamou ao finalizar os festejos.

COMENTÁRIOS ( )