Sbado, 03 de Junho de 2023 |

Encerrado o calendário de vencimentos do IPVA de 2023

Quem optou pelo parcelamento do tributo em seis vezes desde janeiro segue com calendário de parcelas aberto até junho

Por Redação em 05 de Maio de 2023


Terminou na última semana o calendário de vencimentos do Imposto sobre Propriedade Veicular Automotiva (IPVA) seguindo cronograma por numeração final da placa do automóvel. O vencimento dos números seguintes ocorreu ao longo da semana, encerrando-se na sexta-feira, 28/04, data em que vencem as placas de final ‘9’ e ‘0’ para quem optou por pagar em apenas uma vez.

Os proprietários de veículos que ainda não realizaram o pagamento do imposto devem ficar atentos, pois todos os vencimentos ocorreram na última semana de abril. Até a data de vencimento, os motoristas poderiam aproveitar os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão, cuja redução pode chegar a 20% do valor do tributo, caso o contribuinte usufrua da cota máxima de cada benefício.

O Bom Motorista, por exemplo, reduz até 15% do imposto para aqueles que estiverem há três anos sem cometer infração de trânsito. Já o programa Bom Cidadão oferece desconto de 5% para quem possuir, no mínimo, 150 notas fiscais com CPF emitidas entre 1º de novembro de 2021 e 30 de outubro de 2022. Quem optou pelo parcelamento do tributo em seis vezes, desde janeiro, segue com calendário de parcelas aberto até junho.

O atraso do IPVA implica o pagamento de multa de 0,33% ao dia, até o limite de 20%, mais a incidência de juros. Há, ainda, a possibilidade de inscrição em Dívida Ativa após mais de dois meses em situação de inadimplência. Além do maior custo para quitação do IPVA, o motorista que perder o prazo de vencimento poderá ter o veículo apreendido e arcar com custos de multa, serviços de guincho e depósito do DETRAN/RS.

COMENTÁRIOS ( )