Quinta-Feira, 23 de Maro de 2023 |

Jornais da ADI/RS reúnem-se com o ministro Paulo Pimenta para debater sobre comunicação

Encontro contou com a participação de representantes do Jornal A Semana, que é afiliado a Associação

Por Redação em 03 de Março de 2023

"O Jornal A Semana participou do encontro promovido pela ADI/RS junto ao Governo Federal" (Foto: Reprodução)


Foi realizada na manhã de terça-feira, 28/02, uma reunião através de videoconferência entre os diretores dos jornais da Associação de Diários do Interior do Rio Grande do Sul (ADI/RS) com o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta; e o secretário de Comunicação Institucional, Maneco Hassen. Na pauta, estava o investimento do Governo Federal junto aos veículos de comunicação.

Em sua fala, o presidente da ADI/RS, Adair Weiss, agradeceu a agenda com a União e se mostrou empolgado em trabalhar em parceria com o Governo Federal. “Quando o governo coloca essa premissa de querer a transparência e em querer levar as notícias para os rincões do estado, nós nos sentimos lisonjeados e acreditamos ter a capacidade para informar, pois entendemos dessa área”, pondera o gestor do grupo.

Além disso, o presidente destacou o trabalho feito pelos jornais do interior do Rio Grande do Sul junto as suas comunidades e a importância que esses veículos tem para os leitores e municípios. “Nós trabalhamos com a notícia e estamos na ponta final. Nós estamos na cara do gol e as pessoas nos cobram muito quando não informamos ou informamos errado”, finaliza Weiss.

Já Maneco Hassen agradeceu o convite da ADI/RS e falou da importância que o a gestão do presidente Lula (PT) vê na comunicação e nos investimentos que acredita que podem ser feitos em parceria com os veículos. Por causa disso, ele afirmou que a intenção do Governo Federal é de poder trabalhar em parceria com o maior número possível de órgãos de comunicação.

A ideia é que sim, o Rio Grande do Sul esteja entre as prioridades, por este ser o único Ministério liderado por um gaúcho. “A gente precisa estreitar a parceria e a relação com todos vocês. Além do papel de comunicar e informar, eu sei que vocês estão sofrendo com a desinformação e a irresponsabilidade que estamos assistindo diariamente nas nossas vidas e que acaba dominando o cenário”, pondera Hassen.

Já o ministro e deputado federal Paulo Pimenta (PT) destacou que a União está fazendo um esforço para se aproximar cada vez mais dos veículos do interior, por acreditar que somente eles conseguem se comunicar com uma parcela significativa da população. Por causa disso, ele ressalta que mudanças na estratégia de comunicação devem ocorrer durante este mandato.

Entre os aspectos que ele acredita que devem proporcionar esta mudança está a análise de que, muitas vezes, os veículos do interior tem um alcance maior do que um veículo nacional – no que se diz respeito ao impacto junto à população. “Nós teremos o resultado e a entrega muito maior se investirmos nos jornais do interior do que se a gente concentrar em apenas um ou dois jornais da capital”, finaliza Pimenta.

Análise d’A Semana

Para o diretor-executivo do Jornal A Semana, Hardo Pfluck, a reunião foi positiva e mostra horizontes interessantes para o futuro. “Faz muito tempo que não contamos com a parceria do Governo Federal e acreditamos que a retomada e a aproximação entre os veículos e a administração são de suma importância para melhor comunicar e informar a população”, encerra o alvoradense.

COMENTÁRIOS ( )