Segunda-Feira, 16 de Outubro de 2017 |

Jornalistas alvoradenses têm artigos aceitos em congresso de São Paulo

Gabriela Fritsch e Guilherme Wunder participarão do 15º SBPJor

Por Redação em 15 de Setembro de 2017

"Gabriela Fritsch esteve em Curitiba no mês de setembro, aonde apresentou seu primeiro artigo" (Foto: Jonas Soares)


A Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) realiza entre os dias 08 e 10 de novembro, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo o 15º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. O congresso é conhecido por o principal fórum brasileiro para a discussão acadêmica do jornalismo como campo científico, tendo contado com uma média de 400 participantes.

E, na última semana, a organização do evento divulgou os trabalhos que foram aceitos e serão publicados nos anais do congresso, além de serem apresentados para pesquisadores durante a programação. Entre os 303 artigos de todo o Brasil, dois deles são de jovens jornalistas de Alvorada: Gabriela Fritsch e Guilherme Wunder.

Gabriela terá publicado o trabalho que trata sobre o feminismo no texto jornalístico, estudando as produções digitais da seção Fôlego da Revista AzMina. O artigo foi orientado pelo seu professor Rodrigo Rodembusch. Para Gabriela, que esteve recentemente em Curitiba, apresentando outro trabalho no Intercom, ressaltou o sentimento que teve quando recebeu a aprovação por parte da SBPJor

“Quando fui aprovada fiquei muito feliz e um pouco incrédula. É meu segundo artigo aceito em congresso e acho que sempre vai ser essa emoção. Estar entre os melhores trabalhos do Brasil me motiva a continuar estudando e buscando o meu espaço”, conta Gabriela.

A jornalista falou ainda que a motivação para inscrever seu trabalho foi querer participar ainda mais do meio acadêmico. Além disso, Gabriela disse ainda que o seu objetivo com esse artigo é levar o feminismo às esferas acadêmicas para que o tema possa ser discutido de forma saudável e produtiva.

O outro jornalista que teve seu trabalho aceito foi Guilherme Wunder – que faz parte da redação do Jornal A Semana. O pós-graduando assina pela primeira vez um artigo sozinho, onde aborda o trabalho de Joe Sacco com o jornalismo em quadrinhos. Esse é a segunda produção do jornalista dentro do tema, afinal ele também teve uma publicação no Intercom Sul, no primeiro semestre.

O jornalista conta que a ideia da inscrição no congresso partiu dele, mas que os professores têm motivado cada vez mais os formandos a continuarem produzindo trabalhos acadêmicos. Além disso, Wunder falou que quer lecionar e se tornar um especialista no tema. Por isso vê no evento a possibilidade de valorizar mais o seu currículo para tentar uma bolsa no exterior.

“Os artigos científicos vão me ajudar muito nisso. A minha ideia é manter o foco e produzir mais trabalhos voltados nessa área. É uma vitória, com certeza, ter um artigo aceito. Esse é o primeiro trabalho que assino sozinho e eu tinha muito medo de não ser aceito. É algo muito grande e, na minha cabeça, era inalcançável”, conclui Wunder.

COMENTÁRIOS ( )