Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2017 |

Ministro Osmar Terra visita Alvorada e anuncia investimentos para o desenvolvimento social do município

Projeto do Centro Social Alvorada Viva deve ser construído ao lado do Ginásio Municipal Tancredo Neves

Por Redação em 24 de Novembro de 2017

"O ministro Terra visitou a Prefeitura e também o Ginásio Municipal Tancredo Neves. " (Foto: Magno Derlon)


Na tarde desta segunda-feira, 20/11, o ministro do Desenvolvimento Social (MDS), Osmar Terra, esteve em Alvorada, acompanhado de uma comitiva da Assembleia Legislativa e da Câmara de Vereadores. Na pauta da visita estava o anúncio de investimentos do Governo Federal na cidade. Isso porque foi confirmada a construção do Centro Social Alvorada Viva.

O projeto, que já estava em estudo na Prefeitura e em análise no próprio Ministério, prevê a construção de um prédio de seis andares, além da cobertura de parte da Rua Wenceslau Fontoura. O local escolhido para receber essa obra foi às proximidades do Ginásio Municipal Tancredo Neves. Até o momento não foram divulgados valores e nem datas.

O Centro Social Alvorada Viva, elaborado pelo alvoradense Fernando Costa, é piloto no Rio Grande do Sul e tem como referência o Centro Comunitário da Paz (COMPAZ) de Pernambuco. O objetivo do novo espaço é conceder para a população da cidade um local para a qualificação profissional, prática esportiva e inclusão social.

No local irá existir quadra de esportes, estacionamento, teatro, biblioteca, salas multiuso, entre outras infraestruturas. Além disso, na rua coberta, as calhas devem coletar a água da chuva. Essa água vai alimentar o chafariz e as cisternas, com capacidade de 20 mil litros cada. Com isso, também será possível abastecer o reservatório do Corpo de Bombeiros.

Em entrevista com o secretário de Governo e Gabinete (SGG), Paulo Ramos, foi explicado a magnitude deste novo projeto para a cidade. “Esse é um projeto mega e que vai revolucionar o Ginásio Municipal e a cidade. Em Recife foi gasto cerca de R$ 18 milhões para fazer tudo, mas nós já temos o ginásio e, por isso, fomos beneficiados”, salienta o titular da pasta.

Conheça o projeto e alguns espaços já confirmados:

Térreo: está previsto um espaço de convivência com escola de artesanato e construção civil em mais de 750 (m²), combinado com a estrutura do Ginásio Municipal. Além da construção de uma cancha de futebol sete, pista de caminhada e atletismo, cobertura da rua até a Rua dos Umbandistas (ao lado da SMED), estacionamento para 330 carros;
2º andar: teatro com a capacidade de 160 lugares, além de uma escola de teatro e uma biblioteca com mais de 400 (m²);
3º andar: escola de musica, telecentro, salas de oficinas, cursos e eventos;
4º andar: espaços para a capacitação profissional, através de cursos profissionalizantes além de contar com uma câmara de conciliação e arbitragem (pequenas causas), áreas administrativas, câmeras de vídeo-monitoramento e mais salas para a realização de atividades físicas;
5º andar: salão multiuso de 500 (m²) mais uma escola de culinária com aproximadamente seis salas de aula, além de um salão para eventos;
6º andar: terraço que será aproveitado para pratica esportiva, cultural e de lazer com aproximadamente 812 (m²).

COMENTÁRIOS ( )