Por Redação em 10 de Março de 2023
"Diretoria da FENAJ discutiu com o ministro a valorização dos profissionais da comunicação como forma de defesa da democracia" (Foto: Divulgação)
Na tarde de segunda-feira, 06/03, o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social (SECOM), recebeu representantes da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).
A reconstrução da imagem do jornalismo, desgastada nos últimos anos, passou pela pauta de debate e teve total apoio do ministro. "O comprometimento do governo com o jornalismo profissional e defesa dos próprios profissionais tem sido, reiteradamente, defendido pelo governo. Em especial após o dia 8 de janeiro, com empenho na proteção dos profissionais", destaca Pimenta.
A defesa pelo reconhecimento profissional também foi discutida, porque a categoria sofre, hoje, com uma remuneração defasada. Além disso, o mercado jornalístico sofreu com decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que em 2009 extinguiu a exigência de diploma para exercício da profissão de jornalista.
FENAJ
A presidenta da FENAJ, Samira de Castro; agradeceu a oportunidade do encontro e entregou ao ministro o documento ‘8 Pautas Prioritárias das e dos Jornalistas Brasileiros’, além de um exemplar do relatório ‘Violência Contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil’. Ela também apresentou reivindicações históricas da categoria, além de propostas mais recentes da Federação.
O documento ‘8 Pautas’ inclui propostas como a aprovação da PEC do Diploma, atualização da Regulamentação Profissional, institucionalização de um Piso Salarial Nacional, criação do Conselho Federal de Jornalistas, Regulação das Comunicações e das plataformas digitais, aprovação do Fundo Nacional de Apoio e Fomento ao Jornalismo, recuperação da Empresa Brasileira de Comunicação e ampliação do sistema público comunicação. O oitavo ponto, mais geral, pede a revogação das reformas Trabalhista e da Previdência.
Compromisso
O ministro ouviu atentamente a explanação da Federação. Em sua intervenção, saudou a direção da FENAJ e disse que está reestruturando a SECOM, além de elaborar uma nova política de comunicação do governo. Pimenta abriu as portas ao diálogo. “O governo Lula tem compromisso com o jornalismo profissional e os direitos dos jornalistas”, falou de forma enfática.