Sbado, 03 de Junho de 2023 |

Presidente da Assembleia Legislativa Vilmar Zanchin prestigia posse da ADI

Ricardo Silberschlag assumiu a presidência da entidade que congrega os grupos de comunicação regionais do RS

Por Redação em 28 de Abril de 2023

"Presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin prestigiou a posse da nova gestão da ADI" (Foto: Thiago Maurique)


Assembleia da Associação dos Diários do Interior do RS (ADI) empossou na manhã de ontem a diretoria da entidade para o exercício 2023/2024. Diretor do jornal Folha do Mate, de Venâncio Aires, Ricardo Silberschlag substituiu o diretor do Grupo A Hora, Adair Weiss no cargo de presidente da entidade que congrega os grupos de comunicação regionais RS.

Realizada no Plaza São Rafael, em Porto Alegre, a posse da nova diretoria foi prestigiada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Vilmar Zanchin (MDB). O parlamentar aproveitou a oportunidade para falar sobre projeto que coloca o parlamento gaúcho como protagonista de movimento que visa elevar o desempenho da educação no RS. “Os jornais e os meios de comunicação regionais têm papel crucial nessa proposta”, enfatiza o emedebista.

De acordo com Silberschlag, a nova gestão tem o propósito de mostrar para as comunidades a importância do jornalismo profissional para o desenvolvimento das comunidades. “Cada região tem sua peculiaridade e a ideia é prover uma troca de conhecimento maior entre as empresas associadas, além de realizar treinamentos capazes de ampliar o desempenho dos profissionais e gestores”, pondera o novo presidente.

A ADI também aprovou o ingresso de duas novas empresas à associação – os jornais Celeiro, de Santo Augusto; e Noroeste, de Santa Rosa. Com as adesões, o número de empresas associadas à entidade chega a 30.

Fake news e multimídia

Na reunião, os representantes da ADI debateram temas que serão abordados durante o Seminário e o Congresso da entidade, eventos que ocorrem no segundo semestre. Uma das principais discussões é sobre o prejuízo provocado pelas Fake News ao jornalismo, e as consequências da desinformação nos negócios do setor. A intenção é debater o assunto no Seminário, além de unir forças com as entidades nacionais de combate à prática.

Por fim, a Assembleia aprovou mudança no nome da associação, que passa a se chamar ADI Multimídia. A mudança visa abranger o crescimento das empresas associadas, que hoje, além de jornais, também abrangem em seus negócios rádios, portais, revistas, editoras e produtoras de eventos.

Gestão da ADI Multimídia biênio 2023/2024
Presidente: Ricardo Silberschlag (Folha do Mate)
Vice-presidente: Alexandre De Grandi (Diário de Santa Maria)
Secretária: Teolides Luiza Antonello (Diário Serrano)
Tesoureiro: Márcio Vieira da Cunha (Jornal do Povo)
Conselho Fiscal: Patrícia Cerutti (O Alto Uruguai), Hélio Correia (Jornal Bom Dia) e Múcio de Castro Filho (Jornal Nacional).

COMENTÁRIOS ( )