Quinta-Feira, 23 de Maro de 2023 |

Presidente do TRT-4 visita comunidade Alvorada

O desembargador Francisco Rossal visitou diversas entidades do município

Por Redação em 17 de Março de 2023

"O desembargador e sua comitiva participaram de diversas agendas pelo município" (Foto: Divulgação)


Na terça-feira, 14/03, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, desembargador Francisco Rossal de Araújo, fez uma visita institucional ao município. O roteiro incluiu reuniões com o prefeito em exercício, Valter Slayfer (PSDB); o presidente da Câmara de Vereadores, Rodrigo Schim (PL; além de Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), sindicatos de trabalhadores e entidades patronais.

Roteiro de Alvorada

O roteiro em Alvorada iniciou na Prefeitura, onde o desembargador e comitiva reuniram-se com o vice-prefeito Valter Slayfer (PSDB) e o presidente da Câmara de Vereadores, Rodrigo Schim (PL). Rossal falou sobre vários aspectos da atuação da Justiça do Trabalho, como as mediações coletivas. Também foi abordado, em âmbito geral, o problema da precarização do trabalho em atividades terceirizadas.

A programação teve sequência na sede da subseção da OAB em Alvorada. A principal pauta em debate foram os atos processuais realizados de forma presencial e telepresencial na Justiça do Trabalho gaúcha. Conforme Rossal, o TRT-4 e a Advocacia devem continuar dialogando para aproveitar as melhores experiências proporcionadas pela tecnologia, preservando, ao mesmo tempo, a essência do processo do trabalho.

No final da manhã, o presidente visitou a Vara do Trabalho de Alvorada, onde concedeu entrevista a jornais locais e conversou com a juíza Fabíola Schivitz e servidores. O desembargador reconheceu e destacou a importância do trabalho da equipe, pedindo para que sigam cuidando bem da casa. Também reforçou o relevante propósito da Justiça do Trabalho na promoção da justiça social.

A agenda prosseguiu no turno da tarde. Às 14h, o presidente e comitiva compareceram à sede do SIMA, onde foi recebido pelo presidente Rodinei Rosseto, para conversar com lideranças e advogados do movimento sindical da cidade. Na sequência, Rossal participou de reunião organizada pela ACIAL na sede do legislativo. O magistrado conversou com representantes de diversas empresas do município e outros membros da comunidade.

Entrevista coletiva

Em entrevista coletiva, o desembargador explicou o que motivou a visita até o município – e suas diversas agendas. “Essa é uma forma da nossa administração conhecer as realidades e especificidades locais. Alvorada tem características diferentes das cidades vizinhas e, quando a gente administra um Tribunal, é preciso conhecer todas as realidades”, pondera Rossal.

Segundo ele, a Vara do Trabalho da cidade tem um movimento grande – considerada de médio para grande porte do estado. “Talvez Alvorada já comportasse uma segunda Vara do Trabalho pelo volume que tem, mas hoje não podemos. É muito difícil abrir novas varas porque depende de leis e aprovações. Hoje aqui tem um juiz auxiliar, mas talvez seja necessário colocar mais um fixo aqui”, finaliza o desembargador.

Vara do Trabalho

A Vara do Trabalho de Alvorada fica localizada na Avenida Elpidio Correa da Silveira, 360. Ela tem como sua juíza titular Fabíola Schivitz Dornelles Machado; e seu substituto é Edenir Barbosa Domingos. Já a diretora da Vara, que atende somente Alvorada, é Joseane Agostini Tiecher.

A Vara do Trabalho foi instalada em maio de 1991. De 2020 para cá, foram mais de três mil novos casos. Neste mesmo período, 3.031 processos foram resolvidos na fase de conhecimento (decisão sobre o mérito) e 977 processos foram resolvidos na fase de execução (cobrança do pagamento dos direitos reconhecidos em juízo). Além disso, existem 1.153 processos pendentes de julgamento; 135 pendentes de liquidação e 1.450 pendentes de execução. São mais de 2.7 mil processos em tramitação.

COMENTÁRIOS ( )