Quinta-Feira, 23 de Maro de 2023 |

Saiba o que funciona e o que fica fechado no feriado prolongado de carnaval

Comemorações iniciam na sexta-feira e devem seguir até quarta-feira de cinzas

Por Redação em 17 de Fevereiro de 2023

"Ficam mantidos todos os serviços de urgência de saúde e remoções do SAMU, que funcionarão em regime de plantão" (Foto: Arquivo A Semana)


É celebrado neste final de semana prolongado, que inicia na sexta-feira, 17/02, e segue até o meio dia da quarta-feira de cinzas, 22/02, o carnaval em todo o país. Como de costume, serviços públicos, comércio e outros estabelecimentos fazem horários diferenciados durante esses dias, para poderem ir para a praia ou descansar e se preparar para o ano de 2023.

A Prefeitura declarou ponto facultativo na segunda-feira, 20/02, e na quarta-feira, 22/02, durante a parte da manhã. Isso se soma ao feriado de terça-feira, 21/02, onde é celebrado o carnaval. Sendo assim, a administração pública não irá atender durante esses dias, encerrando suas atividades na sexta-feira, 17/02 e retomando apenas na tarde de quarta-feira.

A Câmara de Vereadores também informou, através de sua assessoria de imprensa, que não terá expediente na segunda-feira e na terça-feira. Devido aos novos horários de expediente externo – antes o serviço ao público funcionava somente nas tardes – o Legislativo funcionará das 07h às 19h de sexta-feira. Já na quarta-feira de cinzas, o expediente retorna às 13h e segue até às 19h.

Serviços mantidos

Ficam mantidos todos os serviços de urgência de saúde e remoções do SAMU, que funcionarão em regime de plantão. Cabe ressaltar que o decreto que estabelece o cronograma de feriados e pontos facultativos de 2023 não contempla alguns serviços do poder público. Isso porque atividades como a da guarda patrimonial, guarda civil, guarda de trânsito, cemitério municipal e outros serviços funcionam conforme a escala.

Expediente dos bancos

A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) informa que não haverá atendimento nas agências bancárias durante o feriado de Carnaval, nos dias 20/02 (segunda-feira) e 21/02 (terça-feira). A decisão segue a resolução do Conselho Monetário Nacional, que não considera dias úteis para fins de operações bancárias sábados, domingos e feriados de âmbito nacional, bem como a segunda-feira e a terça-feira de Carnaval.

Já na Quarta-Feira de Cinzas, 22/02, o início do expediente será às 12h, no horário local, com encerramento previsto no horário normal de fechamento das agências. Nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do expediente bancário será antecipado, de modo a garantir o mínimo de 03 horas de atendimento presencial ao público.

COMENTÁRIOS ( )