Domingo, 27 de Novembro de 2022 |

Santa Cruz do Sul sediou 59º Congresso de Jornais do Interior

No congresso anual que reuniu diretores de jornais do estado...

Por Redação em 18 de Novembro de 2022

"O presidente Omar (centro) deu posse aos conselhos de Ética e Fiscal" (Foto: Divulgação)


No congresso anual que reuniu diretores de jornais do estado do Rio Grande do Sul (ADJORI/RS), nos dias 11,12 e 13 de novembro, entre outras atividades foi eleita e empossada a nova diretoria da entidade para os próximos dois anos. O então presidente Jair Francisco de Souza (Nova Santa Rita) passou o cargo para Omar Batista Luz (Jornal O Momento – Osório) e que tem como 1º tesoureiro Renato Marodin (Jornal O Celeiro – Santo Augusto), 1º secretário José Milton Silveira Pires (Jornal Tri Bom – Viamão). Na oportunidade, Omar também deu posse aos Conselhos Fiscal ficando sob a presidência de Carlos Alberto Gelmini (Jornal Contexto – Carlos Barbosa) e no Conselho de Ética sob responsabilidade de Mauri Spengler (Jornal A Gazeta – Campo Bom).

Na noite de sábado, foram entregues as premiações para os destaques do jornalismo do interior, sendo que o Prêmio Ouro da 5ª edição ADJORI de Jornalismo foi para o jornal O Estafeta, de Veranópolis. Entre diversas autoridades que se fizeram no evento estavam o presidente da ADJORI Brasil, José Roberto Deschamps; o presidente da Assembleia Legislativa, Valdecir Oliveira (PT); e presidente da ARI, José Nunes.

Durante o Congresso foi debatido a criação do Selo da ADJORI, tendo à frente dos trabalhos a diretora do Jornal Correio Livre, Andréia de Barros da cidade de Nova Prata. Entre palestras os temas foram os mais variados como Jornalismo Multimídia: novos tempos, outros desafios; Em busca de novas oportunidades e outras soluções; Da capa à contracapa: um jornal deve comunicar para viver, ou viver pra comunicar? Entre os palestrantes estavam a secretária de Comunicação, Zete Padilha; e o secretário-adjunto, Carlos Moreira.

Novos conselheiros

Conselho Fiscal: José dos Santos (Jornal do Mar), Leandro Galante (Jornal O Estafeta), Hardo Pluck (Jornal A Semana), Carlos Alberto Gelmini (jornal Contexto), Jeazon Costa (Jornal da Primeira Hora) e Rogério Luís Pereira (jornal O Pequeno Aprendiz).

Conselho de Ética: Mauri Spengler (jornal A Gazeta), Carlos Porciúncula Saraiva (Jornal de Capão), Júlio Cezar da Silva (Jornal O Imigrante), Milton Taborda (Jornal Tribuna da Produção), Francisco Cerutti (jornal O Alto Uruguai) e Hélio Rubem Corrêa da Silva (Jornal Bom Dia).

COMENTÁRIOS ( )