Por Redação em 18 de Novembro de 2022
"O presidente Omar (centro) deu posse aos conselhos de Ética e Fiscal" (Foto: Divulgação)
No congresso anual que reuniu diretores de jornais do estado do Rio Grande do Sul (ADJORI/RS), nos dias 11,12 e 13 de novembro, entre outras atividades foi eleita e empossada a nova diretoria da entidade para os próximos dois anos. O então presidente Jair Francisco de Souza (Nova Santa Rita) passou o cargo para Omar Batista Luz (Jornal O Momento – Osório) e que tem como 1º tesoureiro Renato Marodin (Jornal O Celeiro – Santo Augusto), 1º secretário José Milton Silveira Pires (Jornal Tri Bom – Viamão). Na oportunidade, Omar também deu posse aos Conselhos Fiscal ficando sob a presidência de Carlos Alberto Gelmini (Jornal Contexto – Carlos Barbosa) e no Conselho de Ética sob responsabilidade de Mauri Spengler (Jornal A Gazeta – Campo Bom).
Na noite de sábado, foram entregues as premiações para os destaques do jornalismo do interior, sendo que o Prêmio Ouro da 5ª edição ADJORI de Jornalismo foi para o jornal O Estafeta, de Veranópolis. Entre diversas autoridades que se fizeram no evento estavam o presidente da ADJORI Brasil, José Roberto Deschamps; o presidente da Assembleia Legislativa, Valdecir Oliveira (PT); e presidente da ARI, José Nunes.
Durante o Congresso foi debatido a criação do Selo da ADJORI, tendo à frente dos trabalhos a diretora do Jornal Correio Livre, Andréia de Barros da cidade de Nova Prata. Entre palestras os temas foram os mais variados como Jornalismo Multimídia: novos tempos, outros desafios; Em busca de novas oportunidades e outras soluções; Da capa à contracapa: um jornal deve comunicar para viver, ou viver pra comunicar? Entre os palestrantes estavam a secretária de Comunicação, Zete Padilha; e o secretário-adjunto, Carlos Moreira.
Novos conselheiros
• Conselho Fiscal: José dos Santos (Jornal do Mar), Leandro Galante (Jornal O Estafeta), Hardo Pluck (Jornal A Semana), Carlos Alberto Gelmini (jornal Contexto), Jeazon Costa (Jornal da Primeira Hora) e Rogério Luís Pereira (jornal O Pequeno Aprendiz).
• Conselho de Ética: Mauri Spengler (jornal A Gazeta), Carlos Porciúncula Saraiva (Jornal de Capão), Júlio Cezar da Silva (Jornal O Imigrante), Milton Taborda (Jornal Tribuna da Produção), Francisco Cerutti (jornal O Alto Uruguai) e Hélio Rubem Corrêa da Silva (Jornal Bom Dia).