Domingo, 17 de Janeiro de 2021 |

SICREDI investe no desenvolvimento econômico e social de Alvorada e região metropolitana

Entre os contemplados de Alvorada estão projetos da Escola Monteiro Lobato e a SOCIETÁ

Por Redação em 24 de Dezembro de 2020

"Entre os projetos contemplados está um da Escola Monteiro Lobato, localizada no Bairro Americana" (Foto: Divulgação)


Crescimento e cooperação andam lado a lado no modelo de negócios do cooperativismo de crédito, que tem papel social gerador de impactos nas regiões onde atuam. O SICREDI, que está presente há dois anos em Alvorada, disponibiliza as pessoas e empresários soluções financeiras com taxas justas, atendimento diferenciado, além de realizar diversas ações para o desenvolvimento local para continuar crescendo e contribuindo cada vez mais com a região. Uma das ações é o Fundo de Desenvolvimento Social, que neste ano contribuiu financeiramente para a realização cinco projetos em benefício da sociedade.

O município de Alvorada recebeu mais de R$26 mil para contemplar os projetos inscritos pela Associação Comercial e Industrial de Alvorada, Associação de Familiares, Pais e Amigos das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades Aurora da Vida, Escola de Educação Infantil Amor Perfeito, Escola Municipal de Ensino Fundamental Monteiro Lobato e a Sociedade Italiana de Alvorada. Todos esses projetos serão colocados em prática no próximo ano. Em 2021, parte do resultado da cooperativa será destinado a novos projetos sociais e as inscrições dos projetos poderão ser realizadas a partir do dia 01/01/2021.

No Brasil, o segmento de cooperativismo tem mais de 11 milhões de associados. Uma das pesquisas anunciadas pelo SICREDI, neste ano, de autoria da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), foram avaliados dados econômicos de todas as cidades brasileiras, com e sem cooperativa de crédito, entre 1994 e 2017, e cruzadas informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), evidenciando que o cooperativismo de crédito incrementa o PIB per capita dos municípios em 5,6%, cria 6,2% mais vagas de trabalho formal e aumenta o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%.

Fundo de Desenvolvimento Social

O Fundo de Desenvolvimento Social é uma iniciativa que tem como principal objetivo ajudar a comunidade, através de projetos ligados a esporte, educação, cultura, meio ambiente, saúde e segurança. Neste ano, 119 projetos foram contemplados e receberam o auxílio de R$ 672 mil, que beneficiarão diretamente mais de 55 mil e indiretamente mais de 650 mil pessoas em todas as cidades onde a cooperativa atua.

Para participar do Fundo de Desenvolvimento Social da Sicredi União Metropolitana RS, as entidades interessadas devem ser legalmente constituídas, com Estatuto Social e CNPJ, não podem ter fins lucrativos, devem ser associadas a cooperativa (no momento de receber o recurso em conta corrente) e ter finalidade educacional, cultural, social, esportiva ou assistencial expressa no estatuto ou ato constitutivo.

Após a pré-seleção, os inscritos passam por análise do comitê da região na qual os projetos serão implementados, sendo avaliados segundo os critérios estabelecidos pelo edital vigente. Em 2021, parte do resultado da cooperativa será destinado a novos projetos sociais e as inscrições dos projetos poderão ser realizadas a partir do dia 01/01/2021. Mais detalhes estão disponíveis no site fundosocialsicredi.com.br.

COMENTÁRIOS ( )