Domingo, 27 de Novembro de 2022 |

Tire suas dúvidas sobre as eleições

Eleitores devem estar atentos a horários, locais de votação e documentos necessários

Por Redação em 30 de Setembro de 2022

"Tire suas dúvidas sobre as eleições" (Foto: Guilherme Wunder)


No próximo domingo, 02 de outubro, 139.049 eleitores alvoradenses vão às urnas para escolher seus representantes a deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente. Essa decisão durará para os próximos quatro anos – com exceção do senador, que é oito anos.

Confira mais informações sobre o pleito

Horário da votação: O eleitor pode ir até a sua seção eleitoral e votar das 8h às 17h, considerando o horário de Brasília.
Local de votação: Em seu título de eleitor, constam informações sobre a zona eleitoral e a seção onde você vota. Mas, se você não sabe qual o local ou perdeu o título, pode consultar o lugar de votação e o número do seu título no portal do Tribunal Superior Eleitoral. Para esta consulta, basta informar seu nome, data de nascimento e nome da mãe.
Documento: No dia da eleição, não é obrigatória a apresentação do título de eleitor. No entanto, é necessário apresentar ao mesário um documento oficial com foto. Há também a possibilidade de baixar o aplicativo e-Título, que substitui documento oficial com foto, desde que no próprio E-título conste a foto do leitor.
Cola: Caso o eleitor se esqueça do número do candidato, nas seções eleitorais estarão afixadas relações completas com os nomes e números de todos os candidatos. Porém, é recomendável que o cidadão leve uma “cola”, um lembrete, de sua autoria, com os números dos seus candidatos.

Ordem de votação

O primeiro voto será para o cargo de deputado federal. O eleitor pode votar no candidato de sua preferência ou somente na legenda. Para votar no candidato basta digitar os quatro números do concorrente, confirmar o nome e foto e, caso esteja correto, teclar Confirma. Para votar no partido, o chamado voto de legenda, o eleitor deve digitar somente os dois primeiros números, pois esses identificam o partido.

O segundo voto será para o cargo de deputado estadual. O cidadão deverá digitar os cinco números do candidato de sua preferência, confirmar o nome e foto, teclar Confirma. Neste caso também é possível votar apenas na legenda do partido.

Após os deputados, chega à vez de escolher o senador. Neste caso são apenas três dígitos.
Os dois últimos votos são, respectivamente, para governador e presidente. Nestes casos também não existe voto para a legenda e sim para o candidato. São dois dígitos para cada um e o mais votado vence. Caso o mais votado não ultrapasse os 50% dos votos válidos mais um voto, haverá segundo turno com os dois mais votados. Ao final da votação, a urna eletrônica exibe a palavra “FIM” e emite um sinal sonoro indicando a conclusão do voto.

COMENTÁRIOS ( )