Sbado, 03 de Dezembro de 2022 |

Tire suas dúvidas sobre o segundo turno das eleições deste domingo

Eleitores devem estar atentos a horários, locais de votação e documentos necessários

Por Redação em 28 de Outubro de 2022

"A população vai escolher o governador e o presidente para os próximos quatro anos" (Foto: Arquivo A Semana)


No dia 30, último domingo de outubro, quase 156,5 milhões de eleitoras e eleitores – 697 mil no exterior – retornarão às urnas em 472.075 seções eleitorais localizadas nos 5.570 municípios do país e em 181 cidades no exterior, para eleger o presidente e o vice-presidente da República. Em 12 estados, a votação também será para governador e vice-governador: Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Confira mais informações sobre o pleito

Horário da votação: O eleitor pode ir até a sua seção eleitoral e votar das 8h às 17h, considerando o horário de Brasília.
Local de votação: Em seu título de eleitor, constam informações sobre a zona eleitoral e a seção onde você vota. Mas, se você não sabe qual o local ou perdeu o título, pode consultar o lugar de votação e o número do seu título no portal do Tribunal Superior Eleitoral. Para esta consulta, basta informar seu nome, data de nascimento e nome da mãe.
Documento: No dia da eleição, não é obrigatória a apresentação do título de eleitor. No entanto, é necessário apresentar ao mesário um documento oficial com foto. Há também a possibilidade de baixar o aplicativo e-Título, que substitui documento oficial com foto, desde que no próprio E-título conste a foto do leitor.
Cola: Caso o eleitor se esqueça do número do candidato, nas seções eleitorais estarão afixadas relações completas com os nomes e números dos candidatos. Porém, é recomendável que o cidadão leve uma “cola”, um lembrete, de sua autoria, com os números dos seus candidatos.

Ordem de votação

O primeiro voto será para governador e depois para presidente. São dois dígitos para cada um e o mais votado vence. Ao final da votação, a urna eletrônica exibe a palavra “FIM” e emite um sinal sonoro indicando a conclusão do voto.

COMENTÁRIOS ( )