Quarta-Feira, 22 de Novembro de 2017 |

Um feriado para lembrar-se dos que já partiram

Missas ocorreram nos dois cemitérios do município

Por Redação em 03 de Novembro de 2017

"Cemitério Municipal passou por melhorias em sua estrutura e limpeza geral" (Foto: Arquivo A Semana)


Na quinta-feira, 02 de novembro, num feriado nacional, o Dia de Finados movimentou o município. O dia serviu para que as famílias pudessem prestar homenagens aos seus entes queridos já falecidos nos dois cemitérios, o Municipal e o outro particular, São Jerônimo Cemitério Parque.

Atividades

No Cemitério Municipal aconteceu uma missa no lado de fora do local que iniciou às 10h. Já no São Jeronimo aconteceram duas missas, uma na parte da manhã e outra no final da tarde. Além disso, os visitantes puderam visualizar uma exposição fotográfica com o tema “Mães de anjo, as cores do meu viver”, trabalho relacionado ao luto.

De acordo com Liberto Mentz, diretor geral da Secretaria de Obras e Viação, foram feitas melhorias no entorno dos locais. “Fizemos patrolamento, repintura das faixas de segurança e limpeza interna do Cemitério Municipal”, explica.

Para que houvesse melhor circulação das pessoas a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana/SMSU, fez adequações no trânsito nas proximidades do Cemitério Municipal, conforme Sergio Coutinho, titular da SMSU.

Desta forma, na Rua Oscar Schick, entre as ruas Colômbia e Laguna o acesso foi apenas local em sentido único em direção ao cemitério. O transito na Rua Laguna ficou em sentido único em direção a Rua Primavera e a Rua Oscar Schick entre os limites do cemitério ficou bloqueada para quem veio pela Avenida Frederico Dihl, tendo um desvio pela Rua Central. Já no São Jerônimo Cemitério Parque o transito ficou o mesmo.

História

Desde o primeiro século os cristãos rezam pelos falecidos. Já naquele tempo visitavam os túmulos dos mártires nas catacumbas. No século IV existem registros de celebrações religiosas em Memória dos Mortos e a partir do século V a Igreja dedica um dia do ano para rezar por todos os mortos, principalmente por aqueles que ninguém reza e do qual ninguém se lembra. Sendo assim, na verdade o Dia de Todos os Mortos foi criado para orar pelos que morreram e não são lembrados na oração.

Oficialmente, desde o século XIII, o dia anual por todos os mortos é comemorado em 02 de novembro, logo após a festa de "Todos os Santos", que celebra todos os que morrem em estado de graça e não são canonizados.

COMENTÁRIOS ( )