Domingo, 04 de Junho de 2023 |

Ambiental METROSUL acompanham vistorias de poços

A ação está sendo realizada pelo Departamento de Recursos Hídricos...

Por Redação em 24 de Março de 2023

"Ambiental METROSUL acompanham vistorias de poços" (Foto: Divulgação)


A ação está sendo realizada pelo Departamento de Recursos Hídricos do Estado com o objetivo de identificar, entre os mais de 27,6 mil poços cadastrados junto à CORSAN, aqueles sem a autorização do órgão. A regularização é fundamental para a preservação do meio ambiente e da saúde pública, uma vez que a água dos poços irregulares está mais suscetível à contaminação.

Nesse sentido, os profissionais da METROSUL que acompanham a atividade estão verificando os locais em que há ligações de esgoto próximas às estruturas, atuando na conscientização dos usuários quanto aos prejuízos à natureza e ao uso indevido dessa água para o consumo humano.

“Frequentemente o sistema de esgoto também é utilizado para o lançamento irregular de resíduos não domésticos, potencializando a poluição hídrica e, consequentemente, a transmissão de doenças. Ao encontro do nosso propósito socioambiental, também temos o dever de orientar a população sobre a importância dos poços estarem em condições adequadas para o abastecimento humano” destaca o diretor-executivo da Ambiental METROSUL, Fabio Arruda.

As vistorias do DRH iniciaram na última semana em Cachoeirinha e Gravataí e seguirão pelo próximos meses nos nove municípios atendidos pela empresa. Essas duas cidades, junto com Sapucaia do Sul e Canoas, lideram na quantidade de poços artesianos cadastrados pela CORSAN na região metropolitana.

Nos endereços em que forem encontradas irregularidades, os usuários serão notificados pelo Departamento de Recursos Hídricos e orientados a solicitarem a outorga/licença da estrutura junto à autarquia, ligada à Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul.

COMENTÁRIOS ( )