Quarta-Feira, 21 de Abril de 2021 |

Ambiental Metrosul substitui mais de 1.3 mil hidrômetros no primeiro trimestre de operação

Este número é válido apenas para Alvorada e não para todos os nove municípios contemplados pela PPP

Por Redação em 12 de Março de 2021

"Essa renovação do parque de hidrômetros na região metropolitana foi assumida pela empresa após a PPP" (Foto: Divulgação)


Conhecidos popularmente como relógios, os hidrômetros, que são certificados pelo INMETRO, medem o consumo de água nas residências. Contudo, com o passar do tempo, esses equipamentos sofrem um desgaste natural que compromete o seu funcionamento. Em três meses de operação, foram instalados 10,9 mil novos aparelhos nos nove municípios atendidos pela Ambiental Metrosul – através da PPP.

Em Alvorada, segundo a CORSAN, já foram 1.388 trocas efetuadas. Essa renovação do parque de hidrômetros na região metropolitana foi assumida pela empresa após a parceria público-privada (PPP) e a previsão é de que 250 mil equipamentos sejam substituídos até o segundo semestre de 2022. A instalação de novos hidrômetros é realizada rotineiramente pelas equipes da empresa e não gera custo adicional ao cliente.

Como parte da evolução tecnológica do parque de hidrômetros que a Ambiental Metrosul está promovendo, a partir de abril a empresa começa a implantar aparelhos de telemetria nos hidrômetros. Com isso, o Centro de Controle Operacional (CCO) da empresa poderá monitorar o funcionamento dos equipamentos em tempo real, agindo rapidamente quando identificar eventuais problemas que os hidrômetros possam

As equipes de serviços da Ambiental Metrosul atendem a uma média diária de 200 chamados que, além dos trabalhos relacionados aos hidrômetros, incluem manutenção das redes, reparos, limpeza e desobstrução de tubulações, fundamentais para o bom funcionamento do sistema de saneamento. Nos três primeiros meses de operação foram 4,5 mil atendimentos desse tipo nos nove municípios de atuação da empresa.

Ambiental Metrosul

Considerada a maior PPP de saneamento do país, a Ambiental Metrosul, parceira da Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN), foi constituída para fazer a coleta, tratamento e disposição final dos esgotos de Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Gravataí, Guaíba, Sapucaia do Sul e Viamão, trazendo mais saúde e qualidade de vida a uma população estimada em 1,7 milhão de pessoas.

COMENTÁRIOS ( )