ação, convocada por moradores da região em parceria com as Secretarias."/>

Quinta-Feira, 19 de Outubro de 2017 |

Após sucesso no primeiro mutirão, moradores convocam nova ação para limpeza do Cocão

Previsão é de que retirada das plantas aquáticas seja concluída em três semanas

Por Redação em 17 de Março de 2017

"Funcionários da prefeitura e moradores trabalharam o dia todo na Lagoa" (Foto: Divulgação)


Mais de 30 pessoas estiveram presentes no mutirão que ocorreu no último sábado, 11/03, na Lagoa do Cocão, no bairro Intersul. Na ação, convocada por moradores da região em parceria com as Secretarias Municipais do Meio Ambiente (SMAM) e de Obras e Viação (SMOV), foram retiradas parte das plantas aquáticas que estão sobre a superfície da Lagoa. O comerciante Rudi Guzati, um dos organizadores do mutirão acredita que o trabalho possa ser concluído em mais duas ou três etapas. A primeira delas já será neste sábado, 18/03, quando outra ação semelhante está convocada.

No último fim de semana, voluntários e funcionários da prefeitura trabalharam até as 17h. A ação contou com o auxílio de retroescavadeira, caçamba, boias e de uma jangada desenvolvida pelo morador Osmar Rodrigues de Lima. Para o diretor da SMOV, Liberto Mentz, conhecido como Beto Goleiro, o envolvimento dos moradores da região é algo positivo. “A gente vê com felicidade essa ajuda porque mostra que as pessoas estão preocupadas com a cidade onde moram, estão querendo ajudar a cuidar o que na verdade é de delas, é do povo de Alvorada”, afirma. Ele também conta que as plantas retiradas da água vão servir de adubo no Horto Municipal.

Revitalização

O diretor explica que, após a retirada das plantas aquáticas, será feito um trabalho de preservação da Lagoa. “Essa planta se reproduz. Então, a cada três meses temos que retirar de novo as que crescerem”, ressalta. Beto diz que o objetivo da prefeitura é, através de uma parceria com empresa privada, criar uma área de lazer, com bancos e brinquedos para as crianças no local. “A ideia é fazer com que a comunidade ocupe o entorno da Lagoa e ajude a cuidar”, revela. A estimativa de conclusão da revitalização da área é de três a quatro meses.

COMENTÁRIOS ( )