Domingo, 17 de Janeiro de 2021 |

CORSAN promove parceria com a Quinta da Estância para realizar Viagem de Estudos Virtual a rede estadual de ensino

Alunos de Alvorada não foram contemplados neste primeiro momento por terem participado da programação presencial

Por Redação em 11 de Dezembro de 2020

"O projeto foi desenvolvido pela CORSAN e pela Quinta da Estância para ser distribuído de forma virtual aos alunos" (Foto: Divulgação)


A Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN), em uma parceria com a Quinta da Estância, em Viamão, está desenvolvendo uma nova experiência de imersão na educação ambiental através de plataformas virtuais – devido à pandemia do coronavírus. Trata-se da Viagem de Estudos Virtual, uma iniciativa pioneira no Brasil e que contemplará 20 mil alunos da rede estadual de ensino.

Para isso, foram produzidas vídeo-aulas temáticas e elaboradas com o objetivo de encantar e inspirar as crianças durante esse período de distanciamento controlado e com aulas remotas. Nesse primeiro momento, estão sendo contemplados nove municípios da serra gaúcha e as escolas de Viamão. Essa primeira etapa será focada em água e saneamento.

A reportagem do Jornal A Semana conversou com a Assessoria de Comunicação Social da CORSAN que explicou o motivo dos alvoradenses não serem contemplados. “Alvorada participou das primeiras etapas deste projeto. Ele foi implantado presencialmente pela CORSAN quando estava iniciando a PPP da Região Metropolitana, da qual a cidade faz parte”, salienta a nota.

Contudo, a estatal informou que isso não impede que, no futuro, se pense em uma nova edição do programa e Alvorada seja contemplada. Enquanto isso, nessa etapa, as vídeo-aulas ficarão à disposição dos alunos por um ano e os vídeos podem ser revistos quantas vezes eles quiserem. Desta forma, os conteúdos também poderão ser abordados em sala de aula, quando as atividades presenciais forem retomadas.

O projeto, considerado inovador pela estatal, abordará a importância do saneamento básico para a população e da CORSAN trabalhando para prestar um serviço de qualidade a todos. O objetivo é qualificar e desenvolver a educação ambiental online aos estudantes com foco no saneamento básico, além de ser utilizado como temática das aulas realizadas pelos professores das escolas participantes.

Os alunos dessas regiões – tanto da rede estadual quanto municipal – aprenderão sobre a importância do saneamento básico, o uso consciente da água, bacias hidrográficas, como é realizado o tratamento de água e esgoto pela CORSAN etc. Serão 27 vídeo-aulas abordando assuntos referentes ao saneamento básico e 120 testes de conhecimento distribuídos após cada aula virtual.

A Viagem de Estudos Virtual da CORSAN, que já é adaptada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com foco transdisciplinar, explora as quatro áreas de conhecimento. Os alunos receberão um link de acesso, no qual farão a inscrição e, depois, terão acesso à plataforma EAD da Quinta da Estância, onde estará hospedada a Viagem de Estudos da CORSAN.

Impacto na educação ambiental

Segundo a CORSAN, a educação ambiental é essencial para que a população se torne mais consciente sobre os assuntos referentes ao meio ambiente e sustentabilidade, para que assim saibam a importância de construir um futuro mais sustentável para as próximas gerações. Por isso, essa iniciativa foi impulsionada justamente pelas dificuldades impostas às escolas, que precisam garantir o interesse e o aprendizado dos alunos mesmo sem a presença nas salas de aula.

Os conteúdos desenvolvidos serão atrativos e interativos, elaborados com relevância pedagógica. A metodologia exclusiva de criação dos conteúdos aguça a curiosidade natural dos alunos e amplia a compreensão dos temas abordados. Ao final da Viagem de Estudos, os alunos receberão um certificado de ‘Jovem Embaixador do Saneamento Básico’, a fim de engajar os alunos a disseminarem os conhecimentos desenvolvidos e assumirem a sua responsabilidade perante a sociedade.

Projeto de Alvorada foi em 2017

Em outubro de 2017, a Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN) havia lançado o projeto “Jovens Embaixadores do Saneamento Básico”. O programa, realizado através de Parceria Público-Privada (PPP) da estatal, fez parte da Semana Interamericana da Água. Ao todo foram nove municípios beneficiados, entre eles, Alvorada.

O programa também tinha como objetivo sensibilizar os jovens para a importância do saneamento e o papel de cada um na preservação dos recursos hídricos. Além de Alvorada, os municípios de Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Gravataí, Guaíba, Sapucaia do Sul e Viamão também fizeram parte do projeto. Ao todo participaram 3,3 mil alunos de 74 escolas.

Esse projeto também foi desenvolvido em parceria com a Quinta da Estância, onde as turmas escolares foram desafiadas a criar uma ‘Bandeira do Saneamento Básico’ com os compromissos assumidos e que podem ser multiplicados. As bandeiras foram levadas para as escolas com o objetivo de sensibilizar os demais alunos, familiares e vizinhos sobre a importância da água e do saneamento na vida das pessoas.

COMENTÁRIOS ( )