Sbado, 27 de Fevereiro de 2021 |

Equipes da Prefeitura retiram árvore que bloqueava a Rua Barão do Cerro Largo no Bairro Santa Bárbara

O Jornal A Semana esteve no local na terça-feira, 02/02, para averiguar a situação

Por Redação em 05 de Fevereiro de 2021

"A queda da árvore fazia com que veículos de grande porte tivessem dificuldades para transitar no local" (Foto: Guilherme Wunder)


No final de semana, Alvorada sofreu com o temporal e vento forte. O impacto disso foi sentido por moradores de diversos bairros do município. Um deles foi o Bairro Santa Barbara. Isso porque, na Rua Barão do Cerro Largo, uma árvore caiu em cima da via, bloqueando uma faixa do trânsito durante todo o final de semana e colocando em risco a vida de pedestres e motoristas.

Na terça-feira, 02/02, a equipe do Jornal A Semana foi até o local para averiguar qual a situação da região. Lá foi possível presenciar o trânsito bloqueado em uma faixa e galhos da árvore ocupando um trecho da outra faixa. Isso fazia com que veículos de grande porte tivessem dificuldades para transitar no local. Já carros menores passavam um por vez.

Respostas do Executivo

Na quarta-feira, 03/02, uma força-tarefa entre as secretarias de Obras e Viação (SMOV) e de Serviços Urbanos (SEMSU) foi realizada no bairro. O objetivo era retirar a árvore e liberar o trânsito no local. No final do dia, a via já estava liberada novamente para o trânsito. Segundo o secretário José Luís Correa, somente na terça-feira, 02/02, é que a Prefeitura foi notificada do ocorrido.

Segundo ele, assim que houve a informação se preparou essa ação para atender a comunidade do Bairro Santa Barbara. “A Prefeitura foi notificada e já está trabalhando na retirada da árvore. Essa é uma força-tarefa da SMOV e da SEMSU. A gente trabalhou durante toda a quarta-feira para retirar a árvore e liberar o trânsito”, finaliza o titular da pasta.

O parecer da comunidade

No local, a reportagem conversou com Fernando Alexandre, que mora há dez anos no local. Ele explica que nem reclamou com a Prefeitura, pois nunca são atendidos. “No último temporal a árvore caiu. Isso faz uma semana. Desde então que a gente espera a Prefeitura vir aqui fazer a retirada. Passa ônibus e caminhões por aqui e tá bem perigoso o trânsito. Tem que ter o cuidado redobrado”, confessa o alvoradense.

Já Sirlei da Costa, que foi uma das primeiras moradoras da região, conta que o bairro não tem atenção do poder público e sofre com o descaso. “Ela caiu em um sábado de madrugada. As pessoas ligam para a Prefeitura, mas ninguém vem. Hoje de manhã o ônibus não conseguiu nem passar ali devido a árvore. Infelizmente a gente está atirada aqui”, desabafa a dona de casa.

COMENTÁRIOS ( )