Tera-Feira, 06 de Junho de 2023 |

METROSUL conquista certificação do Laboratório Central

Reconhecimento aconteceu por meio da Rede Metrológica do RS

Por Redação em 20 de Abril de 2023

"METROSUL conquista certificação do Laboratório Central" (Foto: Divulgação)


Equipado com tecnologia de ponta e equipe devidamente qualificada, o Laboratório Central da Ambiental METROSUL opera há um ano na Estação de Tratamento de Esgoto Mato Grande, em Canoas, e com a certificação passa a receber as demandas das 34 ETE’s administradas pela empresa, garantindo o cumprimento dos parâmetros determinados na licença operacional de cada unidade.

A certificação da NBR ISO/IEC 17025:2017, norma que tem como objetivo promover a confiança na operação de laboratório e está também em concordância com os princípios da ABNT NBR ISO 9001, aprimora o controle da qualidade dos 64 milhões de litros de esgoto que são tratados diariamente pela empresa e devolvidos ao meio ambiente livre de impurezas, contribuindo diretamente para a recuperação e preservação dos mananciais locais.

Uma série de análises de acompanhamentos são realizados rotineiramente para atestar a qualidade não somente do efluente bem como dos corpos receptores, sendo que as coletas acontecem de acordo com a frequência exigida nas licenças operacionais, podendo ser semanais, quinzenais, mensais e trimestrais.

Para o gerente operacional da METROSUL, Stênio Alves, com esse reconhecimento a empresa ganha mais autonomia e qualidade na operação do sistema de tratamento do esgoto sanitário administrado. “Estamos centralizando no laboratório da ETE Mato Grande as análises mais complexas e específicas, que demandam emissão de laudos, conforme analises microbiológicas e físico-químicas”, pondera o gestor.

Ele salienta, ainda, que contar com uma estrutura própria agrega às equipes ainda mais agilidade, qualidade e precisão na tomada de decisões, especialmente quanto às adequações necessárias e planejamento dos processos. “As análises mais simples, de rotina, como pH, temperatura, entre outras, continuarão sendo feitas em cada estação de tratamento”, complementa Alves.

Em 27 meses de operação da METROSUL na região metropolitana de Porto Alegre, em torno de 47 mil análises foram realizadas e quatro mil laudos emitidos para a FEPAM, números que serão ampliados já que, com o reconhecimento da ISO/IEC 17025/2017, a empresa assume todas as demandas solicitadas periodicamente pelo órgão ambiental, aprimorando os processos de análises e emissão de laudos. Por meio da certificação, a empresa também se habilita a prestar serviços laboratoriais para outras empresas, aumentando o seu portfólio de atendimento.

COMENTÁRIOS ( )