Sábado, 29 de Abril de 2017 |

Primavera: época de beleza e temperaturas amenas

Estação que começou ontem acaba no dia 21 de dezembro

Por Redação em 23 de Setembro de 2016

"Ervida considera a roseiras como a mais bonita" (Foto: Matheus Pfluck)


Na quinta-feira, 22/09, uma das estações do ano mais preferida e esperada pelos brasileiros, a primavera, começou oficialmente no Hemisfério Sul, às 11h21, pelo horário de Brasília. Ela é assim considerada, pois traz a chuva e o aquecimento do ar mais persistente.

Uma das amantes da primavera é a aposentada e moradora do bairro Americana, Ervida Virti. Sobre a estação ela ressalta que considera a principal do ano. “Primavera é bem dizer a estação principal, pois começa a floração das plantas, das frutas, então acho que a estação principal é a primavera. As plantas começam a florescer, começam a aparecer as frutinhas, tudo fica mais bonito, até os passarinhos cantam”, relata.

Mesmo que ao longo do seu pátio Ervida tenha flores e plantas de diversas espécies, considera a roseira como a mais bonita e disse do porquê de plantar suas flores. “Acho que uma casa onde não tem flor não tem vida”, esclarece.

Alvorada possui inúmeras árvores e plantas, mas em locais públicos a presença dessas não é tão vista quanto em residências. Conforme a bióloga Eunice Machado Gonçalves, que trabalha na Prefeitura, isso acontece por uma questão de cultura e exemplifica com municípios como Campo Bom e outros da Serra Gaúcha em que a população cuida das árvores ou plantas. Ela ainda lembra que no ano de 2013 foram plantadas na entrada de Alvorada 100 mudas de hortênsias e oito mudas de cica, mas em pouco tempo elas foram roubadas.

Próximos meses
Depois de um inverno típico, com temperaturas mais baixas principalmente no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, os próximos meses devem ser caracterizados por aumento gradual da temperatura nessas três regiões, segundo informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos/CPTEC-INPE.

Apesar do aumento da temperatura, estão previstas frentes frias provocadas pela entrada de massas intensas de ar frio pelo centro-sul do país, o que deve fazer a temperatura cair bruscamente, levando a dias de primavera com cara de inverno. A previsão para o Sul é ter chuvas abaixo da média para a época, segundo a meteorologia. A primavera dará lugar ao verão no dia 21 de dezembro.

Aumento de alergias
Por ser uma época de polinização das plantas, a primavera é um período de aumento de casos de alergia ao pólen. Esse tipo de alergia provoca sintomas principalmente nos olhos e nariz, como coceira, ardência nos olhos e nariz escorrendo.

COMENTÁRIOS ( )