Sbado, 03 de Dezembro de 2022 |

Projeto Green Agents promove o empreendedorismo sustentável com os alunos da Escola Salvador Jesus Cristo

Alunos do 1º ano desenvolveram uma empresa de coleta e descarte regular de resíduos

Por Redação em 14 de Outubro de 2022

"O material arrecadado fica na escola até ser vendido para o descarte regular" (Foto: Guilherme Wunder)


Com a chegada no ensino médio, muitos alunos começam a trabalhar. Seja como menor aprendiz, estagiário ou projetos no turno inverso dentro da escola. E foi em um destes projetos que turmas do 1º ano da Escola Salvador Jesus Cristo se envolveram no segundo semestre. Trata-se do Green Agents, empresa desenvolvida por estudantes para tratar da coleta e descarte regular de resíduos.

Quem pensa que o projeto é simples se engana. A empresa está instituída e conta com diversos departamentos, como administração, marketing e logística. Os alunos se reúnem semanalmente para tratar de ações de divulgação, coleta e venda destes resíduos. O projeto faz parte do conceito de empreendedorismo verde que está sendo trabalhado em sala de aula.

A CEO da empresa é Laura Nicolini, aluna de 15 anos da escola. Ela explica que o projeto está todo estruturado e que são cerca de 30 alunos envolvidos. Tudo começou em agosto e deve ser concluído em novembro. Até lá, os alunos pretendem arrecadar mil reais com as vendas feitas. Até o momento, duas dessas vendas já ocorreram e as perspectivas são positivas.

Por mais que Laura seja a CEO, todos os alunos decidem juntos o que será feito com o dinheiro arrecadado. “Agora nós vamos votar para decidir o que será feito com o valor arrecadado no final do projeto. Todo mundo está trabalhando de forma voluntária e a gente vai decidir juntos”, relata a estudante.

Segundo Clarisse Binsfeld, que é coordenadora pedagógica da Escola, o objetivo do projeto é aproximar os alunos do mercado de trabalho e estimular seu protagonismo. “Ao final dos encontros, os alunos apresentarão para a direção da escola um projeto para aplicar o lucro da empresa criada por eles, este projeto deve estar alinhado com os valores da instituição”, enfatiza a gestora.

O projeto é uma parceria entre Escola Salvador Jesus Cristo, Sygecom e o Instituto WE CHANCE THE WORLD. A Sygecom é a empresa que assessora os alunos nas quartas-feiras. Ela é dirigida por Priscilla Machado, que vai semanalmente na escola para conversar com os alunos sobre o planejamento e passar a sua experiência na área para os alunos. Além da Sygecom, os alunos também contam com o instituto WCW, que visa educar e informar a sociedade sobre como a reciclagem funciona e as formas de empreender através dela.

Além disso, a Sygecom também está captando talentos para a sua empresa. Pelo menos dois alunos já estão realizando estágios lá – ou em processo com documentação. “Estamos abertos e queremos repetir aqui. Nós já identificamos talentos natos de criação, administração e já trouxemos para o nosso time. Estão sendo só coisas positivas e não tem porque não continuar”, enfatiza Priscilla.

Um destes talentos destacados por Priscilla é a própria Laura, que conta já estar atrás da documentação para iniciar na empresa. Falando sobre o Green Agents, ela explica que, para alcançar as metas, além de trazer materiais de casa, eles também firmaram parcerias com comerciantes, donos de madeireiras e de quadras poliesportivas. Todo o material vai para a escola e depois é vendido.

Na primeira venda, foram 370 quilos de material reciclável sendo vendido. Isso indo de garrafa pet, papelão e alumínio. E a ideia é aumentar nas próximas vendas. “A partir do mês que vem nós vamos começar a comprar material. Existem muitos locais que, se a gente for pedir uma doação, não vão querer dar. Um material que a gente quer comprar são as latinhas, que são a nossa maior fonte de lucro”, justifica Laura.

Serviço

O projeto segue até novembro e existe a expectativa de repetir no próximo ano. Quem quiser ajudar e propor parcerias para a arrecadação, doação ou compra de materiais recicláveis, pode procurar o projeto nas redes sociais. O Instagram é @greenagentss e lá existem meios de contato e mais informações sobre o desenvolvimento do projeto pelos alunos, ou ainda procurar a Escola Salvador Jesus Cristo.

COMENTÁRIOS ( )