Por Redação em 31 de Março de 2023
"Desde o final do ano passado que o Rio Gravataí sofre com a estiagem" (Foto: Arquivo A Semana)
Na última semana, diversos moradores foram até as redes sociais para reclamar de falta de água – ou baixa pressão – em suas residências. Foram dezenas de bairros afetados em todas as regiões do município. Quem acessava o site da Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN) não encontrava informações que justificassem a falta de água na cidade.
Outro ponto que chamou a atenção foi que, ao acessar o Boletim Estiagem Gravataí, que apresenta o nível do rio diariamente, é possível ver que, desde o início de março, ele está em níveis “normais” de captação. O sinal de alerta – menos de 1,60m – só foi retomado na quinta-feira, 29/03, após os longos períodos sem chuva na bacia e no leito do Gravataí
CORSAN se pronuncia
Através de nota, a CORSAN esclareceu que a redução da captação se deu devido a alterações na água. Por causa disso, órgãos ambientais como a FEPAM e a PATRAM foram comunicados e estão atuando para analisar os motivos dessas mudanças. Contudo, a estatal afirma que a água captada não oferece riscos para a saúde devido ao tratamento feito.
A companhia informa ainda que realiza o monitoramento conforme estabelecido pela Portaria de Potabilidade do Ministério da Saúde e que também é realizado monitoramento horário na Estação de Tratamento de Água durante todas as etapas de tratamento. Para contatar a CORSAN, acesse os canais de relacionamento da companhia: site www.corsan.com.br, app e telefone 0800-646-6444.