Quarta-Feira, 21 de Abril de 2021 |

Guarda Municipal recebe pistolas e carabinas para uso nas ruas da cidade

Equipamentos foram adquiridos com recursos próprios e superam os R$ 100 mil

Por Redação em 26 de Fevereiro de 2021

"Armamentos serão entregues aos servidores que já tenham passado pelo curso de formação, exigido pela Polícia Federal" (Foto: Eduardo Porto)


Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 25/02, no salão nobre da Prefeitura a entrega de novos equipamentos e uniformes para a Guarda Municipal. No total foram entregues 25 pistolas TH40, três carabinas semiautomáticas CTT40 e dois kits de uniforme completo para todos os servidores da Guarda Municipal.
Os equipamentos foram adquiridos com recursos próprios de Alvorada e fazem parte do projeto de estruturação e qualificação da Corporação. “Nossa principal função é proteger o cidadão alvoradense, dando a todos mais segurança, para que a população possa deslocar-se de suas casas para o trabalho ou lazer sem se preocupar, contem sempre comigo como um parceiro para ajudar na segurança de nossa cidade”, enfatizou o prefeito Appolo.
O valor total da compra das armas é de R$124.184,00 e os equipamentos serão entregues aos servidores que já tenham passado pelo curso de formação, exigido pela Polícia Federal (PF).
Já o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana Sérgio Coutinho, falou sobre o projeto desenvolvido pela pasta. “Esse processo iniciou com a nomeação de 25 novos Guardas Civis Municipais, dobrando o número do efetivo e 4 novos Guardas de Trânsito, formando e habilitando nossa GCM para o uso de armas de fogo, e recentemente aumentando a frota com 3 novas viaturas, locadas para uso no policiamento preventivo e ostensivo, proporcionando mais segurança à população alvoradense”, conclui Coutinho.
Todo o armamento vai ficar guardado numa sala que cumpre todos os critérios e especificações técnicas exigidas pela Polícia Federal e que, inclusive, já foi aprovado pelo órgão.

Aprovação
Em setembro, os vereadores aprovaram – com emendas do Legislativo – o projeto de lei do Executivo que autoriza o porte funcional e regulamenta o uso de arma de fogo da Guarda Civil, Patrimonial e de Trânsito.
A Lei já sancionada pelo prefeito José Arno Appolo do Amaral (MDB) faz parte de um convênio entre a Polícia Federal para que os agentes façam o uso das armas de fogo. Com essa regulamentação, o município está cumprindo uma exigência PF para emissão do porte de arma institucional aos agentes.negrito

COMENTÁRIOS ( )