Sexta-Feira, 07 de Outubro de 2022 |

Brigada Militar promove atividades alusivas ao 20 anos do 24º BPM no município

Dentre as festividades estava a benção ecumênica e a entrega de honrarias

Por Redação em 19 de Agosto de 2022

"O salão Carmesim foi o palco escolhido para entrega das medalhas e comendas" (Foto: Sandro Rogério)


Há semana foi de festa para a Brigada Militar em Alvorada. Isso devido ao aniversário de 20 anos do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) no município. Para marcar a data – 21 de agosto – a semana que antecede o dia foi marcada por atividades alusivas as duas décadas de história dentro do município. Todas essas ações tiveram início na segunda-feira, 15/08, e seguiram até sexta-feira, 19/08.

Balanço das ações

Na segunda-feira, 15/08, o Batalhão recebeu diversas atividades. Entre elas estavam a inauguração da vaga do veterano, o hasteamento da flâmula do comandante, a inauguração do livro de visitas ilustres do Batalhão e a execução do hino nacional. Posterior a isso, foi promovido um café campeiro com as lideranças presentes na solenidade.

Já na terça-feira, 16/08, foi promovida uma benção ecumênica no Ginásio Tancredo Neves. Na oportunidade, os policiais e veículos do 24º BPM foram ungidos por lideranças religiosas das mais diversas crenças. Estiveram presentes lideranças da igreja católica, evangélica, povos de matriz africana e do espiritismo. Representantes da sociedade civil e da administração municipal acompanharam o ato.

Para o comandante do 24º BPM, major Marcio Leandro, a ideia é de que, com essa ação, se mostre o cuidado que existe com os soldados. “Não existe ação sem um lado emocional e uma espiritualidade tratada. O que nós mais queremos, além de um policial trabalhando na rua, é um cidadão muito bem cuidado e que vai entrar para uma farda e produzir os seus resultados na corporação e na comunidade”, enfatiza a liderança.

Tanto na quarta, 17/08, como na quinta-feira, 18/08, foram realizadas atividades de confraternização com a sociedade civil para celebrar a data. Além dos coquetéis, foram entregues duas honrarias: a recognition coin – ou medalha do reconhecimento – e a comenda. A ideia foi homenagear militares e sociedade civil pelos serviços prestados junto ao 24º BPM.

Dentre os homenageados estava o coronel Leandro Oliveira da Luz, que hoje é comandante do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM). Ele já passou por Alvorada em 2018, quando foi o responsável pelo início da redução dos índices de criminalidade no município. Em sua gestão, foi criada a comenda, mas ele não tinha a recognition coin, ao qual foi agraciado na noite de quarta-feira, 17/08.

Em entrevista, ele falou sobre sua relação com Alvorada e o carinho que adquiriu pela cidade. “Estar participando deste aniversário é relembrar 2018, quando fui comandante em Alvorada. Estou muito feliz e satisfeito em ver que essas ações não pararam. A gente retomar as atividades é extremamente importante e, tanto Alvorada quanto o 24 BPM, merecem isso”, pondera o coronel.

Para o comandante do CPM, que foi um dos responsáveis pela queda dos índices de criminalidade na cidade, ver que a redução continua é prazeroso. “Eu fico muito feliz de, em 2018, começar a derrubar índices. Foi por isso que eu vim para cá. O que eu sempre pensei era de que Alvorada precisava de um comandante com vontade de trabalhar e que abraçasse o próprio 24º BPM e a comunidade”, afirma Luz.

Encerramento as atividades alusivas ao aniversário de 20 anos do 24º BPM, será promovido na sexta-feira, 19/08, no Campo Branco, uma confraternização interna do contingente do Batalhão. Neste dia ocorrerá o Gre-Nal do 24º BPM e demais atividades de celebração da data.

COMENTÁRIOS ( )