Domingo, 27 de Novembro de 2022 |

Aprovada as contas do último ano de professor Serginho e dos dois primeiros anos de Appolo

Sessão ordinária da Câmara aprovou contas do atual e do ex-prefeito

Por Redação em 30 de Setembro de 2022

"O ex-prefeito Sergio Bertoldi - mais conhecido como professor Serginho - esteve na sessão" (Foto: Guilherme Wunder)


Na sessão ordinária de terça-feira, 27/09, a Câmara de Vereadores votou as contas de 2016, 2017 e 2018 – que englobam, respectivamente, o último ano do governo Sergio Bertoldi, mais conhecido como professor Serginho (PT); e os dois primeiros do prefeito José Arno Apollo do Amaral (MDB). Todas as contas foram aprovadas por treze votos a um. O único vereador contrário à aprovação foi Daniel Bordim (União Brasil).

Ambos os prefeitos tiveram a oportunidade de usar a tribuna para defender suas contas. No ato, Bertoldi optou por deixar sua defesa a cargo de Marcelo Machado – atual secretário da Fazenda (SMF). Em sua fala, Machado defendeu a lisura da atuação de ambos os prefeitos e destacou os investimentos feitos pela atual gestão. “Essa casa pode aprovar essas contas, porque não estamos falando em corrupção em nenhum dos casos. Estamos falando em uma interpretação que era dada em relação ao passivo atuarial”, explica, em relação á desaprovação do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

De acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU), “...Passivo atuarial é o valor necessário para pagar todos os benefícios, ou o déficit atuarial estimado de cada um dos três regimes de natureza previdenciária fiscalizados”. O TCE apontou o não-atingimento deste índice em 2016, que marcou o encerramento da gestão de Serginho à frente do Executivo.

O ex-prefeito Sergio Bertoldi usou a palavra para justificar as contas do último ano de sua gestão, pedindo a compreensão dos vereadores presentes. “A fala do Marcelo vai em direção ao nosso entendimento. O sistema político está fazendo o melhor com os recursos que temos disponíveis. A Prefeitura vai ter que trabalhar para driblar essa situação ali na frente”, explicou.

Eleições

Os vereadores aproveitaram a ocasião para reforçar suas campanhas ao pleito que acontece no próximo domingo, 02/10. A vereadora Nadir Machado (PTB), candidata à uma cadeira na Câmara Federal, reforçou a importância de eleger uma deputada federal da cidade. Outro membro da atual legislatura que concorre à eleição é Alexandre Espeto (PSD), que pleiteia vaga na Assembleia Legislativa.

COMENTÁRIOS ( )