Sbado, 03 de Dezembro de 2022 |

Câmara aprova cessão da Rua 4 ao Governo do Estado após polêmica entre vereadores

Na primeira sessão após as eleições, Legislativo aprova concessão de área ao Estado sob discussões

Por Redação em 04 de Novembro de 2022

"O vereador Cristiano Oliveira fez críticas a administração" (Foto: Guilherme Wunder)


Na sessão ordinária de terça-feira, 01/11, a Câmara de Vereadores aprovou quatro projetos de lei. Entre os PL’s, estava a cessão de uma área do município para o Governo do Estado – que após ter tido seu regime de urgência negado, foi votado e aprovado pela casa. Além disso, lideranças repercutiram as eleições do último domingo, 30/10, que elegeram para governador do Estado Eduardo Leite (PSDB) e presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O PL 72/2022, de autoria do poder Executivo, tratava da doação da Rua 4, no Distrito Industrial, que hoje pertence à Alvorada, para o Governo do Estado. A área será utilizada pela empresa Fundição Ely Ltda, que se instalará no município. Em um primeiro momento, o Partido dos Trabalhadores (PT) não deu acordo para que a proposta fosse votada em regime de urgência, e uma sessão extraordinária foi marcada para a quinta-feira, 03/11.

Porém, após intenso debate e conversas entre as bancadas, foi dado acordo e o projeto foi votado e aprovado por unanimidade. O vereador Cristiano Oliveira (PP) usou o espaço de bancada do seu partido para criticar a atuação do governo municipal, que, segundo ele, “não respeita a Câmara” e não dá ao órgão o tempo necessário para debater os projetos.

De acordo com comunicado do governo estadual, a empresa pagará R$ 13 mil reais mensais pelo uso da área de 54 mil hectares, e gerará cerca de 100 postos de trabalho. A FUNDIMISA (nome fantasia da companhia) atua na produção de ferro fundido cinzento e nodular, e também com usinagem e pintura.

Outros Projetos

Além disso, foram votados outros três projetos, todos por unanimidade. O PL 71/2022, de autoria do poder Executivo, cria cargos e autoriza a contratação de cirurgiões-dentistas nas especialidades prótese dentária e estomatologia. O PL 104/2022, de autoria do vereador Cristiano Oliveira, institui o primeiro domingo de dezembro como o “Dia Municipal do Skate”. O Projeto Substitutivo 99/2022, de autoria da vereadora Giovana Thiago (PT), dá à praça localizada na rua Doze de Julho o nome de “Luís Tadeu da Silva”, líder comunitário do bairro Umbu que faleceu em 2020. O Projeto Substitutivo 73/2022, de autoria do vereador Rodrigo Schim (PL), autoriza a regularização de construções existentes com cumprimento parcial de recuo de jardim.

Panorama das Eleições

Sendo está a primeira atividade da Câmara após as eleições do último domingo, os vereadores usaram a bancada para repercutir os resultados. A vereadora Giovana Thiago leu uma carta do Partido dos Trabalhadores à sociedade alvoradense comemorando a eleição de Lula, que recebeu um terceiro mandato para presidir o Brasil. O discurso enalteceu a frente ampla que elegeu Lula e lamentou os quatro anos do governo de Jair Bolsonaro.

Vereadores como Celmir Martelo (União Brasil) e Preto (MDB), que apoiaram o candidato da situação ao Planalto, lamentaram o resultado, mas parabenizaram o presidente eleito e desejaram sorte ao novo mandatário da nação. O vereador Elias Fernandes (PSB) exaltou as manifestações de repúdio à eleição de Lula, que ele classificou como “democráticas” e “elogiáveis”.

COMENTÁRIOS ( )