Por Redação em 17 de Março de 2023
"Em sua fala, o proponente do projeto explicou suas motivações para apresentar a lei" (Foto: Guilherme Wunder)
A Câmara de Vereadores recebeu a primeira sessão ordinária deste ano na tarde de terça-feira, 14/03. Na pauta, estavam quatro projetos de lei – todos eles aprovados. Dentre eles, estava a proposta do vereador Rodrigo Mendes (Republicanos) que torna obrigatória a instalação de elevadores de maca em edifícios públicos, residenciais e comerciais – a partir do quinto andar.
Em sua fala, o proponente do projeto explicou suas motivações para apresentar a lei. “Existe uma dificuldade para quem reside em apartamentos. Se alguma pessoa passar mal, não tem como descer ela acamada. Esse projeto tem a intenção de ajudar as pessoas que moram em apartamentos e passam mal ou que sofrem em mudanças”, enfatiza o vereador.
Mães solo
O vereador Cristiano Schumacher (PTB) apresentou o projeto de lei que dispõe sobre a priorização de vagas nas instituições públicas de educação infantil e creches municipais, diretas ou conveniadas, para filhos de mãe solo. A proposta foi aprovada de forma unânime, mas gerou debate dos parlamentares. O motivo foi a falta de vagas disponíveis nas escolas e creches conveniadas.
O parlamentar pediu o apoio e falou sobre a importância de se pensar nas mães solos do município. “Como as vagas ainda não são universalizadas, nós queremos priorizar as vagas para as mulheres chefes de família, para que elas possam ter condições de trabalhar e deixar seus filhos em segurança e em um lugar adequado”, ressalta Schumacher.
Demais projetos
Outros dois projetos estavam na pauta e foram aprovados. O primeiro deles, da vereadora Oliane dos Santos (Cidadania), institui o nome da ponte do Jardim Algarve como Professor Juliano Souza do Nascimento. Já a vereadora Nadir Machado (PTB) conferiu o título de Honra ao Mérito para a Cia Nacional do Aço pelos 53 anos de atividade no município.