Quarta-Feira, 08 de Fevereiro de 2023 |

Câmara homenageia Jarlei Borges, diretor esportivo do Borges FC

Vereadores concedem título de honra ao mérito ao diretor do Borges FC, que trava uma árdua batalha contra o câncer

Por Redação em 02 de Dezembro de 2022

"Câmara homenageia Jarlei Borges, diretor esportivo do Borges FC" (Foto: Sandro Rogério – ASSECOM/CMA)


Em sessão ordinária na terça-feira, 29/11, a Câmara concedeu o título de “honra ao mérito” para Jarlei Borges, que ficou conhecido pela atuação como diretor técnico no Borges Futsal Club. O clube, fundado em 2017, é tricampeão do campeonato municipal de futsal. O título foi entregue pelo presidente da casa, Cristiano Schumacher (PTB), a partir de uma iniciativa do vereador Celmir Martello (União Brasil). Além da homenagem, foram aprovados três Projetos de Lei (PL) ao longo da sessão.

Jarlei luta contra um câncer nos últimos anos - o que motivou todos os atletas do clube a raspar o cabelo em apoio ao “presidente”, como é chamado pelos jogadores. O caso teve repercussão nacional. “São poucas pessoas que recebem essa honraria”, pontua Schumacher. “Pessoas que se destacam nas suas atividades esportivas, empresariais e sociais. Nesse caso, (Jarlei) acabou unindo os três”, elogia Schumacher, que completa: “Esportiva, através do time e da quadra. Empresarial, através do supermercado Borges. Social, porque a quadra do Borges sempre é muito utilizada para os projetos sociais do bairro americana”, conclui.

Celmir Martello, autor da proposição, destacou a atuação comercial de Jarlei. “Não é qualquer um que entra para o comércio que vai dar certo. Está no sangue. Tem que gostar do que faz”, raciocina. “Quando se chega no comércio e se sente bem, é bem recebido, se volta sempre - o comércio dá certo. É o caso dessa família maravilhosa do (bairro) americana”, disse, se referindo à família Borges. Martello aproveitou ainda para desejar força à Jarlei. “Tua luta vai dar certo. Sempre acreditando no pai maior, que é nosso Deus. Seu futuro está na mão dele, e tenho certeza que esse jovem vai se recuperar”, finalizou.

Projetos votados

A vereadora Giovana Thiago (PT) apresentou, em regime de urgência, o PL 110/2022, que estabelece no calendário oficial de Alvorada a “Semana do Festival de Música e Dança Cigana”, a ser realizada na primeira semana do mês de maio. “O festival é uma celebração da música e da dança do povo cigano, esse povo tão amado por todos nós por conta da riqueza da sua cultura. O projeto tem viés beneficente, e pretende arrecadar alimentos e repassar para as instituições que necessitam. É um povo que celebra muito a sua cultura”, defendeu a vereadora. Com a presença de representantes da comunidade cigana do município, o PL foi aprovado por unanimidade pela casa sob aplausos.

Além disso, a casa apreciou o PL n° 76/2022, de autoria do poder executivo, que concede benefícios fiscais a empresários que resolvam se instalar no município - ou ampliar sua atuação. De acordo com a justificativa, o PL busca a “ampliação de empreendimentos em nosso município, com o objetivo de gerar empregos e qualificar a renda, atrair e ampliar os investimentos, elevar índices de arrecadação e qualificar o desenvolvimento econômico e social”. Os artigos concedem benefícios de isenção em tributos como o IPTU, ISS e ITBI, além de facilitação em taxas como a licença de operação e a licença ambiental.

A vereadora Giovana Thiago apresentou uma emenda modificativa ao PL, gerando obrigatoriedade de contratação de pelo menos 20 novos funcionários (em caso de nova empresa) ou ampliação do quadro de colaboradores (em caso de empresa já instalada), com uma porcentagem mínima de 50% das vagas sendo preenchidas por moradores da cidade. A emenda conquistou apenas três votos da casa, não tendo adesão dos vereadores governistas, e acabou reprovada.

Apesar disso, o PL 110/2022 foi aprovado por unanimidade pelos 16 legisladores presentes.

COMENTÁRIOS ( )