Sexta-Feira, 07 de Outubro de 2022 |

Eleições tem início com a autorização da campanha eleitoral para o pleito deste ano

Desde terça-feira, 16/08, já estão vigentes as propagandas em todo o país

Por Redação em 19 de Agosto de 2022

"O Cartório Eleitoral fica localizado na Rua Viamão, próximo ao centro do município" (Foto: Moisés Pfluck)


Desde terça-feira, 16/08, está permitida a propaganda eleitoral de candidatos às eleições 2022, inclusive na internet. Os mais de 156 milhões de eleitoras e eleitores aptos a votar escolherão presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais ou distritais. As eleições ocorrerão no dia 02 de outubro, em primeiro turno, e no dia 30 de outubro, em eventual segundo do turno.

Propagandas e prazos

Segundo a legislação eleitoral, os alto-falantes ou amplificadores de som podem funcionar entre 8h e 22h durante a campanha, até a véspera da eleição. Até 29 de setembro, os candidatos, partidos, federações e coligações poderão realizar comícios e utilizar aparelhagem de som fixa, entre 08h e 24h. Esse horário poderá ser prorrogado por mais duas horas se o comício for de encerramento de campanha.

Já a distribuição de material gráfico e a caminhada, carreata ou passeata estão liberadas até as 22h de 1º de outubro. Serão permitidas até 30 de setembro a divulgação paga, na imprensa escrita, e a reprodução na internet do jornal impresso de até dez anúncios de propaganda. Isso por veículo, em datas diversas, para cada candidato, no espaço máximo de um 1/8 de página de jornal e de 1/4 de página de revista ou tabloide.

Também desde terça-feira, 16/08, independentemente do critério de prioridade, os serviços telefônicos, oficiais ou concedidos, instalarão, nas sedes dos diretórios dos partidos políticos devidamente registrados, os telefones necessários às atividades da legenda, mediante o requerimento da Presidência do partido e o pagamento das taxas devidas.

Candidatos de Alvorada

Terminou no dia 15 de agosto o prazo para o registro de candidaturas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com isso, pelo menos 13 alvoradenses vão concorrer nas eleições deste ano. São cinco candidatos ao cargo de deputado federal e oito postulantes a uma cadeira na Assembleia Legislativa. A única que busca a reeleição é a ex-prefeita Stela Farias (PT).

Além de Stela, quem vai disputar uma cadeira na Assembleia são Alexandre Espeto (PSD), Gisa Azambuja (PDT), Elias Cabreira (PT), Miro dos Brinquedos (Republicanos), Soldado Rosa (Republicanos), Rogério Valim (PSB) e Juliano Comunicador (Solidariedade). Já Marconi Olguins (PP), Nato Werlang (União Brasil), Carlos Adote Viralata(Cidadania) e Professora Nadir (PTB) concorrem a deputado federal.

Serviço

Atualmente Alvorada não conta com nenhum representante como deputado federal. O levantamento dos candidatos foi feito junto aos partidos e seus diretórios municipais, além de consulta no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) nesta quinta-feira, 11/08. Em caso de falta de algum candidato no município, o telefone de contato do Jornal A Semana é (051) 3082.1360.

COMENTÁRIOS ( )