Tera-Feira, 06 de Junho de 2023 |

Frente Parlamentar debate sobre o atual cenário do transporte público metropolitano

Representantes do Estado e de municípios da região participaram da audiência

Por Redação em 26 de Maio de 2023

"Liderada pelo deputado Professor Bonatto (PSDB), a reunião buscou reunir nesse primeiro momento gestores públicos" (Foto: Divulgação)


A primeira reunião da Frente Parlamentar dos Caminhos para Melhorar o Transporte Público Metropolitano teve como foco central o atual cenário do transporte público na região metropolitana, suas dificuldades, problemas permanentes e possíveis soluções.

O encontro contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Estado, Rafael Malmann, do superintendente da METROPLAN, Francisco Horbe e do representante da Granpal, Rodrigo Amadeo Battistella, prefeitos e secretários dos municípios de Porto Alegre, Viamão, Cachoeirinha, Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul, Guaíba, Gravataí e Alvorada.

Liderada pelo deputado Professor Bonatto (PSDB), a reunião buscou reunir nesse primeiro momento gestores públicos. “São eles que têm a responsabilidade de fazer a gestão, construir um melhor caminho e entregar serviços para a população”, destaca o parlamentar.

Bonatto observou que a pandemia evidenciou os problemas enfrentados pelo transporte público e que a discussão do tema é sensível, o que pode justificar os problemas históricos. “Precisamos encontrar um ponto de equilíbrio para assim ter a eficiência do serviço. Vamos precisar ter a capacidade de pensar e encontrar caminhos efetivos, tenho convicção que a partir dessa Frente, vamos ter resultados”, acrescenta o político.

O superintendente da METROPLAN, Francisco Horbe, apresentou um panorama atual do sistema estadual de transporte metropolitano coletivo. O estudo aponta que a região metropolitana de Porto Alegre é a 5ª maior do Brasil, com 34 municípios, 550 linhas, uma frota de 1.750 veículos e 66 milhões de passageiros ao ano, números que diminuíram se comparado ao período pré-pandemia.

Conforme pontuou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Estado, Rafael Malmann, o governo avança na atualização do estudo que trata do cenário do transporte. “É fundamental o interesse e o debate de todos os entes envolvidos, nunca tivemos um momento tão bom para isso, é necessário buscar pontos de convergência”, destaca Malmann.

Os prefeitos e secretários presentes na reunião também explanaram sobre a importância do diálogo e os desafios de cada município. O próximo encontro da Frente será com representantes das operadoras da Associação dos Transportadores Intermunicipais Metropolitanos (ATM) e Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP).

COMENTÁRIOS ( )