Por Redação em 06 de Janeiro de 2023
"Lula e Leite reassumem postos que já ocuparam no passado" (Foto: Divulgação)
O Brasil tem um novo presidente da República e o Rio Grande do Sul um novo governador pelos próximos quatro anos. Isso porque, no domingo, 01/01, ocorreram as cerimônias de posses de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Eduardo Leite (PSDB). Ambos venceram seus pleitos no segundo turno e tornaram-se o primeiro presidente com três mandatos e o primeiro governador reeleito da história do Rio Grande do Sul.
Posse nacional
A Esplanada dos Ministérios recebeu milhares de pessoas para assistir à posse de Lula como presidente da República. Ao lado dele estavam o seu vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB); a primeira-dama Janja e diversas lideranças do novo governo. Desde então, os dias vem sendo marcados pelas posses dos ministros que comandarão as pastas do novo governo.
Posse estadual
Eduardo Leite, primeiro governador reeleito do Rio Grande do Sul, tomou posse na manhã de domingo, 01º/01, em sessão solene na Assembleia Legislativa. Ele assumiu o cargo para o período de 2023 a 2026, ao lado do vice-governador Gabriel Souza (MDB), também empossado neste domingo.
Em seu discurso de posse, Leite exaltou o reencontro com a população gaúcha e relembrou desafios e êxitos de seu primeiro mandato. “Estamos aqui reencontrando o mesmo desejo de futuro e impulsionados pela mesma garra. É motivo de muito orgulho a caminhada que nos trouxe até aqui, das primeiras reformas aprovadas por uma Assembleia Legislativa sensível aos anseios da população que nos elegeu até os históricos investimentos do programa Avançar”, completa o político.
Posse na Assembleia
A deputada estadual Stela Farias (PT), que foi eleita por Alvorada, esteve na Assembleia Legislativa representando a bancada de sua sigla na posse de Leite. Contudo, a posse dos deputados estaduais não ocorreu no dia 01º de janeiro e está marcada para o dia 31 do mesmo mês. Somente ali que os novos parlamentares tomarão posse no Legislativo do Estado.