Quarta-Feira, 28 de Outubro de 2020 |

Número de candidatos a vereador aumenta quase 30% quando comparado com 2016

Em 2016 foram 263 pretendentes para 17 vagas e este ano o número saltou para 335

Por Redação em 02 de Outubro de 2020

"São mais de 300 nomes concorrendo para trabalhar no Legislativo pelos próximos quatro anos" (Foto: Arquivo A Semana)


Ao contrário do número de candidatos a prefeito que reduziu das últimas eleições para essa – de nove para seis – a quantidade de interessados aos 17 cargos de vereador aumentou consideravelmente do último pleito para esse. Se em 2016 foram 299 candidatos, neste ano teremos 335. Isso significa um aumento de 27,37% no número de postulantes à Câmara de Vereadores

Dos 335 nomes colocados a disposição, 13 buscam a reeleição para vereador. Não concorrerão Juliano Marinho (PSD), Irmã Sara (Republicanos), Gerson Luís (PTB) e Nelsinho Fernandes (PTB). Enquanto os dois primeiros alçarão voos mais altos – o primeiro é candidato a prefeito e a segunda a vice-prefeita – os outros dois apoiarão outros nomes neste pleito.

Além disso, existem pelo menos cinco ex-vereadores buscando espaço para retornar a Câmara de Vereadores. Cabe ressaltar que, apesar de ser o maior número de candidatos, não é o maior número de partidos. Enquanto em 2016 eram 24 siglas, neste ano são 18. Um dos motivos é que essa será a primeira eleição sem a coligação proporcional e os partidos precisam fazer o quociente sozinhos.

Os partidos com o maior número de candidatos registrados são o Cidadania, Democratas (DEM), Partido Liberal (PL), Partido Social Democrático (PSD) e Partido dos Trabalhadores (PT). Já os com menos candidatos é o Partido Comunista Brasileiro (PCB), que conta com apenas uma candidatura. Vale lembrar que esses nomes aguardam julgamento e podem ser deferidos ou indeferidos.

A situação de todos os candidatos, tanto ao cargo de prefeito, vice-prefeito e vereadores, pode ser consultada direto no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em http://divulgacandcontas.tse.jus.br.

COMENTÁRIOS ( )