Sbado, 03 de Dezembro de 2022 |

Os números do segundo turno no município

O resultado das urnas no Rio Grande do Sul e...

Por Redação em 04 de Novembro de 2022

"A maioria de Alvorada votou no presidente que perdeu e no governador que foi eleito " (Foto: Arquivo A Semana)


O resultado das urnas no Rio Grande do Sul e no Brasil já é de conhecimento de todos desde a noite do último domingo, 30/10. E, ao contrário das eleições de 2018, quando os números de Alvorada refletiram os resultados do pleito, desta vez não foi assim. Isso porque, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Jair Bolsonaro (PL) e Eduardo Leite (PSDB) teriam sido os vencedores – baseado nas urnas do município.

Esse número foi confirmado no Estado, já que Eduardo Leite foi reeleito – o primeiro governador da história a conseguir tal feito. Contudo, quando se fala da eleição presidencial, o resultado de Alvorada foi diferente do Brasil. isso porque o vencedor do pleito não foi Jair Bolsonaro e sim Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por cerca de dois milhões de votos de diferença.

Dados de Alvorada

No caso da presidência houve uma virada em Alvorada. No primeiro turno, Lula contou com 50.281 mil votos e aumentou seus números para 51.231 mil votos. Já Bolsonaro, que havia feito 44.110 mil votos no primeiro turno, desta vez subiu e conseguiu a virada – no cenário municipal – e subiu para 51.956 mil votos. Isso significa um acréscimo de pouco mais de sete mil votos.

Já para o cargo de governador do Estado, Eduardo Leite havia feito 31.930 mil votos no primeiro turno e, nesta segunda fase do pleito, chegaram aos 64.841, mais do que dobrando sua votação dentro do município. Já Onyx Lorenzoni (PL) contou com o apoio de 31.277 eleitores no primeiro turno e, no segundo turno, foram 34.737 eleitores que votaram no candidato a oposição do governo.

Em Alvorada, foram 108.621 eleitores que compareceram ao pleito, enquanto 29.410 não foram votar. Nas eleições de governador, os votos brancos e nulos somaram 8.990 votos. Já para presidente da República o número de eleitores que não escolheram nenhum dos dois candidatos foi de 5.434 eleitores. Confira abaixo o número de votos feitos no município.

COMENTÁRIOS ( )