Por Redação em 10 de Março de 2023
"Além das homenagens, ocorreu a solenidade de posse de Giovana Thiago como procuradora da Mulher" (Foto: Guilherme Wunder)
As sessões ordinárias de 2023 foram retomadas na noite de terça-feira, 07/03, com a entrega de homenagens pelo Dia Internacional da Mulher. Na oportunidade, os vereadores puderam indiciar lideranças comunitárias, empresárias e representantes da sociedade civil para receber a honraria, que é concedida anualmente pelo Legislativo.
Foram homenageadas: Maria Aldina Oliveira, Rosa Maria Severo, Nádia Maria Rodrigues, Valquíria da Silva, Tânia Mara Marques, Sílvia Claser, Silvana Ester Machado, Josiani Arruda, Lise Fernanda Barcellos, Eliane Ribeiro da Costa, Kelly de Carvalho, Marisa Jaqueline Ferreira e Adriana Martins. Além disso, a deputada estadual Stela Farias (PT) e as vereadoras Giovana Thiago (PT), Neuza Machado (MDB), Oliane Santos (Cidadania) e Nadir Machado (PTB) também foram agraciadas.
Em sua fala, a deputada estadual destacou a importância de se reconhecer o trabalho das mulheres. “A totalidade das mulheres que serão homenageadas hoje poderiam, tranquilamente, nos representar aqui no parlamento, na Prefeitura ou na Assembleia”, pondera a política, que relembrou sua trajetória. “O dia 08 de março é, cada vez mais, um dia de luta e de reflexão para que a gente se aproprie de nossa tarefa. Eu tive o privilégio de ser reconhecida pela nossa comunidade pelos quase 30 anos de vida pública e eu só tenho a agradecer”, finaliza Stela.
As vereadoras Tássia Amorim (PCdoB) e Fabiola Loguercio (PCdoB), que compõem o mandato coletivo na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, também acompanharam a sessão.
Procuradoria da Mulher
Além da entrega das homenagens, ocorreu a posse de Giovana Thiago como nova procuradora da Mulher de Alvorada. “A Procuradoria da Mulher é um órgão fiscalizador e estimulador das políticas públicas de combate a violência e discriminação contra as mulheres. Mais do que isso, é um instrumento de organização e de luta das mulheres com o objetivo de reverter o quadro de desigualdade de homens e mulheres”, salienta a petista.