Segunda-Feira, 27 de Março de 2017 |

Alagamento na UBS Santa Clara causa perda de prontuários, medicações e equipamentos

Secretaria de Saúde estima reabertura para a próxima segunda, 20/03

Por Redação em 17 de Março de 2017

"Materiais da UBS foram colocados para secar durante a semana" (Foto: Divulgação)


E as consequências da chuva não param. Dessa vez foi a Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Clara, no bairro Passo do Feijó, que sofreu com os alagamentos causados pela chuva do último domingo, 12/03. Segundo um morador da região, que prefere não se identificar, foram perdidos prontuários de pacientes, medicações, vacinas, geladeiras e outros equipamentos.

“Essa UBS não enche há anos. Eu nunca tinha pego uma situação dessas, ninguém esperava. Estamos acostumados a ver a UBS da Americana encher, a nossa nunca”, afirma. Segundo a pessoa, a situação pior é dos prontuários que não tem como serem repostos. Caixas de camisinhas, testes de HIV e sífilis, frascos de soro fisiológico, o estoque de vacinas, medicações, geladeiras, tudo foi atingido pela água. Os computadores e a cadeira odontológica foram alguns dos poucos equipamentos a se salvar. A pessoa ainda afirma que funcionários municipais estiveram na UBS para realizar a limpeza do local.

Reabertura

Segundo a diretora técnica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Adriana Parisotto, ainda não se sabe exatamente tudo o que foi perdido com o alagamento. “Tudo que foi submerso será descartado. Ainda não sabemos ao certo o que não foi”, explica. Ela projeta para segunda-feira, 20/03, a reabertura da Unidade. Enquanto isso, os pacientes estão sendo realocados. “Segunda feira já reabre. Por enquanto, todos os pacientes que precisarem de atendimento serão dirigidos para o PAM 8 (Pronto Atendimento Municipal). “Os médicos da UBS estão atendendo lá por enquanto”, informa Parisotto.

COMENTÁRIOS ( )