Quarta-Feira, 21 de Abril de 2021 |

Alvorada apresenta redução de casos e de óbitos ocasionados pelo coronavírus na semana

Cabe ressaltar que, devido ao fechamento da edição na quarta-feira, isso pode impactar nos números

Por Redação em 01 de Abril de 2021

"A vacinação contra o coronavírus está ocorrendo no Ginásio Tancredo Neves" (Foto: Divulgação)


Nessa semana, Alvorada apresentou uma redução no número de casos confirmados e de óbitos ocasionados pelo coronavírus. Além disso, em sessão da Câmara de Vereadores, o presidente Cristiano Schumacher (PTB) trouxe para a população alguns dados alarmantes sobre o Hospital de Alvorada. Enquanto isso, a Secretária de Saúde (SMS) segue com a campanha de imunização.

Dados da semana

O Governo do Estado divulgou na tarde de quarta-feira, 31/03, o seu mais recente boletim epidemiológico da pandemia do coronavírus. Assim é possível averiguar que Alvorada está com 14.754 casos confirmados desde a primeira quinzena de março, quando foi confirmado o primeiro paciente alvoradense. Além disso, já são 486 óbitos causados pela doença.

Nessa semana – com um dia a menos devido ao fechamento do jornal – já foram confirmados mais 658 casos. Isso é menos do que na última semana, quando foram 915 pacientes contaminados. Já o número de óbitos também diminuiu. Nessa semana foram confirmadas 35 vítimas da pandemia. Os dados de pacientes recuperados, isolados e hospitalizados foi divulgado pela Prefeitura no início da semana passada.

No boletim epidemiológico municipal de terça-feira, 23/03, já havia 13.591 casos confirmados. Desses, 12.424 já estão reestabelecidos. Ainda existem 622 alvoradenses em isolamento domiciliar e 107 hospitalizados. Na terça-feira, por volta das 19h – quando foi divulgado o ofício – já eram 438 mortes confirmadas pela pandemia do coronavírus dentro do município.

Dados do Hospital de Alvorada

Há cerca de 15 dias, o Governo do Estado anunciou que o Hospital de Alvorada receberia leitos de UTI temporários para o combate a pandemia do coronavírus. Segundo a assessoria de imprensa do Hospital, foram contratados seis leitos, mas eles ainda não estão em funcionamento. Não existe data prevista para a oferta dos serviços devido as adaptações que a instituição está fazendo na estrutura física.

Contudo, no decorrer da sessão da Câmara de terça-feira, 30/03, o presidente Cristiano Schumacher (PTB) trouxe ao público uma série de problemas que o Hospital vem passando nesse período de pandemia. Isso indo desde o número de internados acima da capacidade até os equipamentos de UTI incompletos que o Governo do Estado enviou a instituição de saúde.

Segundo a assessoria de imprensa do Hospital, os leitos de UTI vieram sim faltando equipamentos como monitores e bomba de infusão e a entidade está em tratativas com o Governo do Estado para isso. Atualmente, o Hospital conta com 21 leitos de enfermaria, mas com mais pacientes. Até o fechamento da edição havia 53 pacientes internados – 32 casos confirmados e 21 suspeitos – sendo quatro entubados.

Campanha de imunização

A Secretaria de Saúde (SMS) segue com a campanha de imunização contra o coronavírus. Mesmo com o expediente da Prefeitura encerrando ao meio dia de quinta-feira, 01/04, – devido ao ponto facultativo da semana santa – as vacinações seguirão até à 17h no Ginásio Tancredo Neves. No sábado, 03/04, a campanha também ocorrerá durante todo o dia.

Na quinta-feira serão vacinados os idosos nascidos em 1955, enquanto no sábado serão imunizados os alvoradenses nascidos entre 1952 e 1955. Até segunda-feira, 29/03, Alvorada já havia recebido 23.300 mil doses e aplicado 16.013 mil doses de vacina – divididas em primeira e segunda dose. Ainda não foi divulgado quando Alvorada receberá novas doses e nem a quantidade.

COMENTÁRIOS ( )